Thursday, February 14, 2013

Omelete Vegana (de Grão de Bico)




Minha gente! "Tá" uma febre de cópias desta receita pela internet, porque afinal de contas quem inventou este bendito prato estava em um dia iluminado... E eu, como era de se esperar, lá vou colocando a minha versão por aqui, afinal, apesar de que sejam receitas conhecidas em outros sites e/ou blogs, aqui sempre faço minha variação para a versão livre de glúten, como já sabem. E como vocês também já sabem (as fotos caseiras não me deixam mentir) 100% das receitas publicadas aqui (e as respectivas fotos) foram feitas por mim e testadas e aprovadas pelos meus juízes mais rigorosos (minha família)... (risos)!

Assim que se eu estou dizendo que é bom, acreditem, é bom. Aliás, passou pelo crivo até de Neide, minha amiga que me ajuda aqui em casa, que é onívora e da filha dela, carnívora convicta e que não podiam acreditar que a omelete não fosse realmente de ovo. O cheiro, o aspecto, a textura e o sabor... Maravilhosos!

Eu peguei a receita original (com glúten) lá no Papacapim (que aliás, eu adoro e aliás, relendo o que a dona do blog escreveu, acho que foi ela mesma quem inventou... Ô abençoada!!! :D ). A receita original é feita com o grande astro - o grão de bico -, e com aveia, que por sua própria consistência depois de umedecida dá aquela ligadinha na massa. Já que aqui em casa não usamos aveia (por conter glúten), usei para substituir a farinha de arroz e a de linhaça... Ficou show!

Vamos lá, meu povo!



- Ingredientes (massa):

1 xícara de grão de bico demolhado de véspera;
2 xícaras de água;
4 colheres (sopa) de farinha de arroz;
1 colher (sopa) de farinha de linhaça;
3 dentes de alho;
1/4 colher (chá) de curcuma ou açafrão da terra;
1 pitada de ervas finas desidratadas;
1 colher (chá) bem cheia de fermento;
Sal e pimenta do reino a gosto;
1 cebola picadinha;
1 punhado de salsinha picada;
Azeite de oliva

- Ingredientes (recheio):

1 maço de espinafre picadinho;
1 cebola cortada julienne.

- Modo de fazer:

Faça primeiro o recheio da seguinte forma: refogue a cebola no.azeite até que esteja douradinha, acrescente o espinafre picadinho, orégano e sal. Quando o espinafre murchar, desligue o fogo e reserve.

Escorra o grão de.bico que ficou de molho desde a noite anterior e bata no liquidificador com 2 xícaras de água e os temperos, a farinha, a linhaça e o fermento, exceto a cebola cortadinha e a salsinha. Bata bem para que forme uma massa fina e bem lisa e homogênea.

Transfira esta mistura para um recipiente grande e aí sim, misture a cebolinha e a salsinha picadas. Corrija o sal e reserve.

Aqueça uma frigideira antiaderente. Quando.estiver bem quente, jogue um fio de azeite, só para formar uma película e despeje 1 e 1/2 conchas da mistura espalhando bem para cobrir todo o fundo da frigideira. Baixe para fogo médio, tampe e deixe cozinhar mais ou menos 6 a 8 minutos, ou até que as bordas estejam douradinhas (mas não queimadas).

Antes de virar, jogue um fiozinho de.azeite neste lado semi cru da omelete e vire com cuidado. Tampe e deixe.cozinhar por mais 5 minutos, coloque um pouco de recheio e dobre com muito cuidado formando a omelete.

Repita o processo até acabar a massa. Esta receita deu para 5 omeletes grandes e deliciosas. Se quiser manter quentinhas, coloque em uma forma coberta com papel alumínio, em forno mínimo, enquanto todas ficam prontas... Agora é só se deliciar, meu povo!!!



Bom apetite! :)

7 Comentários :

adorei!! estou copiando e publicando em meu perfil com o devido crédito, viu? muito obrigada por partilhar conosco suas receitas!! vou fazer!! bjs

Carmem, a minha nao deu certo. Gruda na frigideira, vc tem alguma sugestão??

Ola! Vc fez em frigideira antiaderente? Tem que ser neste tipo de frigideira de todo jeito, senao gruda mesmo. Seguindo a receita com as quantidades exatas como esta descrito, na frigideira antiaderente fica tal como aparece nas fotos.
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Ola! Vc fez em frigideira antiaderente? Tem que ser neste tipo de frigideira de todo jeito, senao gruda mesmo. Seguindo a receita com as quantidades exatas como esta descrito, na frigideira antiaderente fica tal como aparece nas fotos.
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Cajulinda minha flor de formosura! Vim aqui te visitar e encontrei esta receita maravilhosa. Vou ter que experimentar. Fiquei com agua na boca!
Um grande beijo irmãzinha!

Lori Ellis

Também fizemos uma receita Gluten Free https://youtu.be/sr7lhyCq9X4... Só que ao invés de farinha de arroz, nós utilizamos Tofu! Ficou uma delícia :D

Post a Comment

Seu comentário é muito bem vindo. Adoro compartilhar idéias e você pode me dar algumas, se desejar!

Namastê! __/\__

Translate