Wednesday, May 1, 2013

Quinoa Espanhola




Por que deram a este prato o nome de Quinoa Espanhola eu ainda estou por descobrir, mas uma coisa é certa... É absolutamente fantástico, prático, rápido e muito, mas muito nutritivo.

Para quem ainda não sabe, a quinoa é um alimento originário dos Andes e era o alimento principal dos Incas, juntamente com a kiwicha (que agora não sei porque começaram a chamar de amaranto) e o milho (chamado de "choclo" no Peru). É um super alimento, aliás, é considerado como o alimento mais completo do planeta por possuir os nove aminoácidos necessários para a boa saúde do organismo, ou seja, uma proteína completa. Tudo em um único alimento. Que maravilha!!!

Por ser uma palavra de origem Quechua (o idioma dos Incas), a palavra Quinoa não leva acento agudo como todas as palavras proparoxítonas do idioma Português e é por isso que pelamordedeus, não saiam pronunciando por aí "quinôa" ou "quinúa" (como eu já escutei por aí), muito menos "quechúa" ou "quíchua" ao se referir ao idioma andino, a não ser que queiram que os Incas comecem a se revirar em suas tumbas... Hahahahahahaha...

Bom, feitas as devidas explicações, voltemos ao tema receita... :-)

Esta receita é daquelas que dá pra fazer em 15 minutos e é excelente para que na hora da pressa a gente possa se alimentar bem. E como é fácil... Vamos lá?

- Ingredientes:

1 xícara de quinoa;
1 cebola roxa picada bem miudinho;
1 cebola branca pequena, picada bem pequenininho;
2 pimentões vermelhos picados miudos;
1 xícara do feijão precozido de sua preferência, ou vagem (eu fiz com vagem);
2 dentes de alho amassados;
1 colher (sopa) de cominho;
1 xícara de tomates picadinhos;
1 pepino cortado em quadradinhos;
1 abacate cortado em quadradinhos;
Suco de 1/2 limão;
Sal a gosto;
2 xícaras de água;
Azeite de oliva;
1/2 xícara de coentro bem picadinho.

- Modo de fazer:

Aquecer o azeite de oliva e fritar a cebola roxa, um dos pimentões picados, os tomates e os alhos. Deixe refogar bem e acrescente a quinoa, o feijão (ou vagem), o sal, o cominho e refogue um pouco mais. Acrescente a água, baixe o fogo e deixe cozinhar tampado, por aproximadamente 15 minutos ou até que a água tenha secado.
Deixe esfriar um pouquinho e dê uma mexida com um garfo para soltar bem a quinoa. Acrescente a cebola branca picadinha, o outro primentão picadinho e o coentro e misture bem. Por último acrescente o pepino e o abacate cortado e o suco de limão. Misture suavemente e...
Está pronto! Huuuuummmmmmmm! Delicious! :-)

Bom apetite :-)

0 Comentários :

Post a Comment

Seu comentário é muito bem vindo. Adoro compartilhar idéias e você pode me dar algumas, se desejar!

Namastê! __/\__

Translate