Saturday, July 28, 2012

Mungunzá (Canjica) Vegano




Pois é, minha gente, o São João já passou, mas quem foi que disse que comidas juninas só podem ser comidas no mês de junho? E um mungunzá, ou canjica, como também é conhecido é uma daquelas que dá vontade de comer o ano todo, principalmente em tardes chuvosas, quando uma comidinha quentinha vai tão bem.

Além de gostoso, o milho (neste caso o milho branco) traz muitas propriedades benéficas ao organismo. É uma fonte maravilhosa de energia, gordura, proteínas, vitaminas B1, A e E, sais minerais e fibras, nutriente funcional que reduz os níveis de colesterol e glicose no sangue, além de auxiliar o bom funcionamento do intestino.

Então vamos ao que interessa:

- Ingredientes:

1 pacotinho de 500 gr de Canjica de Milho branca;
1 litro de leite de soja;
1 litro de leite de côco;
1 xícara de stévia em pó (se quiser pode usar 2 xícaras de açúcar - fica ao gosto de cada um);
1 pitada de sal;
canela em pau e cravo da Índia a gosto;
1 1/2 litros de água.

- Modo de fazer:

Coloque a Canjica de molho em água e deixe durante toda uma noite. No dia seguinte, despreze a água, lave a Canjica e coloque para cozinhar no 1 1/2 litros de água em fogo baixo por aproximadamente uma hora e meia, até que seque toda a água. Mexa de vez em quando para não pegar no fundo. Quando estiver cozido, acrescente os leites, a stévia (ou açúcar), o sal, a canela e o cravo e deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos, mexendo sempre.

Está pronto e delicioso para comer quentinho numa noite fria.

Bom apetite!

OBS: Se puder, use o leite de côco caseiro, fica muito mais gostoso!

0 Comentários :

Post a Comment

Seu comentário é muito bem vindo. Adoro compartilhar idéias e você pode me dar algumas, se desejar!

Namastê! __/\__

Translate