Sunday, July 22, 2012

Sou Celíaco, e agora?






Bom, se você acabou de descobrir que é Celíaco ou que alguém de sua família o é, é bom saber o que acontece com o seu organismo na presença do glúten.

Como comentei em post passado, a Condição Celíaca é uma alergia/intolerância grave e definitiva ao glúten e insistir em utilizar alimentos produzidos a partir de cereais que contêm esta proteína é estar disposto a seguir sofrendo de cólicas, anemia, perda da densidade óssea, perda de peso, lupus, fadiga, depressão, entre muitas outras condições nada agradáveis ao dia a dia.

O glúten pode afetar a saúde do Celíaco de maneira surpeendente. A gliadina (uma glicoproteína que compõe o glúten) literalmente corta ou atrofia as vilosidades (uns pelinhos) da mucosa do intestino delgado causando prejuízo (felizmente reparável, se tratado a tempo) na absorção de nutrientes, vitaminas e sais minerais, além de água. E é por isso que se o problema aparece na infância, a criança acaba por não ter um desenvolvimento adequado para a idade, podendo sofrer, inclusive, problemas gravíssimos como a desnutrição que pode levá-la à morte.

É interessante saber que esta condição é, em sua maioria, de caráter hereditário e afeta duas vezes mais as mulheres de que os homens, em diferentes idades.

A má absorção de nutrientes pelo intestino delgado causa uma diminuição drástica nos níveis de vitaminas A, D, E, K e B12 e este é o principal motivo pelo qual há a perda de peso e a falta de energia, ou fadiga, pois a falta destes nutrientes pode propiciar a aparição de uma anemia severa, ou megalobástica. Além disso, a falta da vitamina K no organismo pode levar a hemorragias difíceis de ser controladas. Tudo isso ainda pode ser piorado pelo fato de que a Condição Celíaca propicia um crescimento bacterial no intestino delgado que só faz piorar a má absorção de todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo.

E então? Ainda acha que se livrar deste veneno que é o glúten ainda é uma má idéia? É bom repensar e começar a se adaptar a uma nova vida que pode ser muitíssimo melhor do que a que você aprendeu a viver até agora.

Namastê __/\__

0 Comentários :

Post a Comment

Seu comentário é muito bem vindo. Adoro compartilhar idéias e você pode me dar algumas, se desejar!

Namastê! __/\__

Translate