Sunday, August 26, 2012

Salada com Hummus Crudívoro




Quem foi que disse que comida crua tem que ser feia, sem graça e sem gosto? Na-na-ni-na-não!!! Basta usar a imaginação! Vejam só...

Para esta receita simples demais eu só fiz ralar as verduras que tinha vontade de comer no momento, cortei uma maçã em fatias e cobri tudo com um hummus crudívoro que, pra mim, é bom demais da conta.

A base do hummus é o grão de bico, embora se possa fazer hummus de outros vegetais.

Embora seja um alimento super nutritivo, o grão de bico não é muito consumido no Brasil, talvez por custar muito mais do que o feijão e isso faz com que a população em geral não crie o hábito de consumí-lo, o que é uma pena, já que é um alimento muito bom para a saúde.

É muito mais nutritivo do que o feijão, com quase 30% de proteínas, além de zinco, potássio, cálcio e mangnésio. Por ser rico em fibras e ácido fólico, regula as funções do intestino e nas grávidas, previne problemas no feto. Além disso contém hormônios que podem ajudar na reposição hormonal feminina. Pode ainda ajudar no combate à diabete e anemia.

Essa receita tem que ser começada a fazer com dias (pelo menos 2) de antecedência pois vamos usar o grão de bico germinado (no caso da receita crudívora), mas mesmo assim continua sendo muito fácil de fazer.

- Ingredientes:

2 xícars de grão de bico germinado;
1 cebola;
3 dentes de alho;
Sal a gosto;
Pimenta do reino a gosto;
1 colher (chá) de cominho;
Azeite de oliva;
Suco de 2 limões.

- Modo de Fazer:

Germine o grão de bico por, pelo menos, dois dias.
Coloque tudo no processador e processe até se transformar em um creme homogêneo. Prontíssimo! :)
Jogue por cima dos vegetais, ou recheie tomates, pimentões, coma com vegetais cortados em palitos, como mais lhe apeteça.

OBS: Em caso que queira fazer o hummus do grão de bico cozido, siga exatamente os mesmos passos e ingredientes, só mudando o grão de bico germinado pelo cozido... Simples! :)

1 Comentários :

Post a Comment

Seu comentário é muito bem vindo. Adoro compartilhar idéias e você pode me dar algumas, se desejar!

Namastê! __/\__

Translate