Cebola Caramelada

Uma deliciosa opção para dias de festa, com sabor agridoce, super exótico.

"Maionese" de Festa

Uma deliciosa combinação para dias especiais.

Enroladinho de Couve (Crudívoro)

Quem foi que disse que comida crua tem que ser feia, sem graça e sem sabor?

Pepinos Recheados

Mais uma delícia crudívora.

Salada com Hummus de Grão de Bico (Crudívoro)

Uma mistura de sabores exótica excelente para dias de verão.

Sunday, September 30, 2012

"Lomo Saltado" Vegano




O Lomo Saltado é mais uma comida típica do Peru que eu adaptei para a culinária vegana.

Vocês devem estar se perguntando: "Mas por que sempre há comidas peruanas por aqui?!". Simples! Meu esposo é peruano, a culinária peruana é vastíssima (e muitas das comidas, de fácil adaptação), eu vivi lá algum tempo e, além disso... Muito gostoso! :)

Não é o exemplo de comida mais light do mundo, já que leva batata frita, mas de vez em quando não faz nenhum mal, né gente?! Principalmente levando em conta que uma batatinha frita feita em casa não tem nem comparação com as porcarias compradas na rua... ;) Aliás, para quem tem filhos que estão começando no veganismo, este prato é maravilhoso... :)

- Ingredientes:

250 gr de PTS graúda (um pacote pequeno);
2 cebolas grandes fatiadas;
3 tomates grandes fatiados;
Shoyu a gosto (para esta receita eu costumo usar mais ou menos 1/3 de xícara, mas comece com menos e vá testando porque existem shoyus mais e menos salgados);
1 colher (sopa) de orégano;
5 batatas grandes, em palitos;
Azeite de oliva.



- Modo de fazer:

Primeiramente frite as batatas e hidrate a PTS, porque este prato fica pronto rapidíssimo.
Ah! Dê uma salgadinha na batata, mas só um pouquinho.
Aqueça o azeite de oliva e frite as cebolas. Quando começar a dourar acrescente o tomate e deixe refogar por uns 2 minutos. Acrescente a PTS hidratada, o orégano e o shoyu. Tampe a panela, baixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 5 minutos, mexendo de vez em quando pra não pegar no fundo. Acrescente as batatas e misture tudo muito bem, pra pegar bem o gosto.
Prontíssimo! :)

Bom apetite! :)

Saturday, September 29, 2012

O Melhor Alimento




Hoje não deixo aqui uma receita exatamente, mas sim uma idéia muito simples e maravilhosa para um.bom começo de dia.

Aqui em casa temos por hábito comer basicamente frutas no desjejum, isso porque realmente acreditamos naquele ditado que diz que: "de manhã coma como um rei, de tarde como um príncipe e à noite como um mendigo"... Isso é certo, mas não no que se refere à quantidade e sim à qualidade. Leiam o texto que se segue e deliciem-se com a maravilha destas informações.

-------------------------------

O Melhor Alimento

MEDICINA PREVENTIVA / ORTOMOLECULAR / NUTROLOGIA

http://www.ceventura.com.br/

APRENDA MAIS UMA ! Para quem ainda não sabe!!!!

Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno.

O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é glicose. A fruta é principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), e na maioria das vezes 90-95 por cento de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.

O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-Ias de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes.

Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. Por quê? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado.

As frutas passm rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.

Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio.

A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora.

Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida.

Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrífuga. Você tem um carro? Venda-o e compre uma centrífuga. Ela levará você muito mais longe. Ou simplesmente, compre a centrífuga agora! Você pode ingerir o suco extraído na centrífuga como se fosse a fruta, com o estômago vazio. E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.

Isso não sou só eu quem diz. O dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração.

Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.

Há pouco tempo, conversei com um corredor de maratona, num dos seminários de saúde que promovo. Ele era bastante cético quanto à natureza, mas concordou em fazer uso correto de frutas em sua dieta. Sabe o que aconteceu? Diminuiu 9,5 minutos de seu tempo de maratona. Cortou seu tempo de recuperação pela metade, e qualificou-se para a Maratona de Boston, pela primeira vez em sua vida.

Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse em sua mente sobre frutas.

Como se deve começar o dia?

O que se deve comer no café da manhã?

Você acha que é uma boa idéia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos, que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não.

O que você quer é alguma coisa que seja fácil de digerir, frutas que o corpo pode usar de imediato, e que ajuda a limpar o corpo.

Quando se levantar, e por tanto tempo durante o dia quanto for confortavelmente possível, coma só frutas frescas e sucos feitos na hora. Mantenha esse esquema até pelo menos o meio dia, diariamente.

Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade de ele limpar-se. Se você começar a se afastar do café e dos outros lixos com que costuma encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará.

Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo.

(Desconheço a autoria)

Friday, September 28, 2012

Salada Clássica com Molho de Gengibre com Cenoura




Esta é uma clássica salada-refeição. Ela sozinha é suficiente para satisfazer qualquer tamanho de estômago e de fome... Hehehehehehehe...

A mistura de vegetais as quais não se tem por hábito comer cru, a exemplo do milho e da abobrinha, fazem desta salada uma refeição pra lá de exótica e completa em nutrientes.

O molho de gengibre com cenoura é muito gostoso. Um pouco parecido com outro de cenoura que publiquei outro dia, mas com alguns toques diferenciados, mas que é tão ou mais especial que o outro. Vamos ver?!

- Ingredientes:

2 espigas de milho bem verdinho e debulhadas;
1 pimentão cortadinho;
2 cenouras grandes, raladas;
2 tomates cortadinhos;
1 abobrinha cortadinha;
1 pepino descascado e cortadinho;
3 colheres (sopa) de cebolinha picada (opcional).

- Molho de Gengibre com Cenoura:

2 cenouras médias;
3 colheres (sopa) de gengibre ralado;
4 colheres (sopa) de agave;
1/3 xícara de suco de limão;
1/2 xícara de água;
1 dente de alho;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
Cominho, semente de coentro moída e/ou curry a gosto;
Sal a gosto

- Modo de fazer:

Corte e rale os vegetais da salada e coloque em uma saladeira grande.
No liquidificador, bata todos os ingredientes do molho até que seja um creme bem homogêneo.
Misture com a salada e aproveite!!! :)
Se não desejar usar todo o molho de uma única vez, pode guardar a parte não usada em recipiente fechado por até uma semana, na geladeira.

Bom apetite! :)

Thursday, September 27, 2012

Repolho Refogado 5 Minutos




É sério, gente! Esta receita é super rápida, daquelas que são uma mão na roda num momento de atraso com o almoço ou de uma necessidade, porque na verdade leva mais tempo para cortar os vegetais do que para que eles fiquem prontos... :) Sem contar que os ingredientes são aqueles que a gente sempre costuma ter em casa, como cebola, pimentão, tomate... Nada extraordinário, e além disso, se não tiver repolho, pode substituir, com o mesmo efeito, por acelga ou couve, ou até misturar tudo, que fica muito bom também... :)

Vamos a ela:

- Ingredientes:

1 repolho fatiado fino (ou uma acelga, ou um maço de couve);
2 cebolas fatiadas finas;
2 tomates fatiados;
1 pimentão verde (para dar um colorido bonito, mas pode ser o vermelho, ou o amarelo, ou o que  estiver à mão) fatiado;
Azeite de oliva;
Sal e pimenta do reino a gosto;
1 colher (café) de curcuma, ou açafrão da terra.

- Modo de fazer:

Em uma frigideira grande esquente o azeite de oliva e refogue a cebola, o tomate e o pimentão.
Quando começarem a murchar um pouco, acrescente o repolho (ou couve, ou acelga).
Mexa bem, mas com cuidado pra não espalhar repolho pelo chão da cozinha... (eu não sei porque mas o repolho tem a mania de pular da minha frigideira... Hahahahahaha) :).
Baixe o fogo, tampe a frigideira e deixe refogar por 5 minutos.
Abra, dê a volta aos repolhos, acrescente sal, pimenta do reino e açafrão da terra (ou curcuma). Mexa por um minuto e tá prontíssimo!!! :)

Bom apetite! :)

Wednesday, September 26, 2012

Arroz Verde




Ok, ok! Eu sei que já deram uma olhada na foto e o arroz mais parece marrom do que verde, não é?! Mas isso é porque eu usei o arroz integral, que é, naturalmente, amarronzado. Mas se fizer com o arroz branco vai ficar verdinho.. (risos).

Este arroz é a minha versão do Arroz e/ou Talharim Verde feitos no Peru. O original, como devem imaginar, leva ingredientes de origem animal. Além disso, leva leite, que pode ser facilmente substitudo pelo leite de soja, mas com o tempo eu fui vendo que suprimindo o leite ficava com um sabor mais agradável, assim que no final de tantas modificaçes, a receita deste arroz acabou sendo minha mesmo... Hehehehehehehe...

O verde do arroz é proveniente do espinafre e do manjericão e o resultado final é uma comida que, além de muito gostosa é rica em ferro, fibras e vitaminas.

- Ingredientes:

2 xícaras de arroz integral cru;
1 maço grande de espinafres;
1 maço de manjericão;
1 cabeça de alho;
Azeite de oliva;
Sal a gosto;
1 e 1/2 litros de água (se for o arroz integral, no caso do arroz branco usar a proporção de 2xíc de arroz, para 4xíc de água).

- Modo de fazer:

Lave e escorra o arroz.
Descasque toda uma cabeça de alho e pique bem miudinho (ou triturado no processador). Sei que pode parecer exagero, mas esta quantidade de alho é simplesmente a ideal para esta receita, acreditem!!! :)
Em 1/2 litro de água, bata somente as folhas do espinafre e somente as folhas do manjericão. Descarte talos, raminhos, sementes... Use somente as folhas bem desinfectadas.
Esquente o azeite de oliva e frite os alhos até que estejam douradinhos, mas não queimados.
Acrescente o arroz e o sal e mexa para refogar bem. Acrescente o espinafre e o manjericão batidos no liquidificador e o litro de água restante.
Mexa, tampe a panela e deixe cozinhar até secar a água.
Tá pronto! :)

Bom apetite! :)

Tuesday, September 25, 2012

Salada Havaiana




Por que Salada Havaiana?! Porque leva abacaxi e não sei porque, toda comida que leva abacaxi me faz pensar, imediatamente, em Havaí... (risos)...

Aliás, o abacaxi, além de gostoso e super refrescante é riquíssimo em vitaminas A, B1 e C, além de uma grande quantidade de água (eis porque é tão refrescante) e fibras.

O abacaxi, como tantas outras frutas, a exemplo da manga e da maçã, é extremamente versátil, pois com ele podemos produzir, além do suco, sorvetes, cremes, geléias, bolos, doces, podemos comer cru (o mais indicado para que não perca parte dos nutrientes), cozido (misturado com arroz, por exemplo... Aliás, outro dia vou postar uma receita de arroz havaiano, com abacaxi e leite de côco, que é um show), ou até grelhado ou assado... Seja de que forma você preferir, é uma delícia, com certeza! :)

Na receita de hoje o abacaxi entrou cru, em forma de molho e deu um saborzinho super especial à salada.

- Ingredientes:

1 alface cortada em tirinhas;
1/2 maço de mostarda, também cortada em tirinhas;
3 tomates fatiados;
1 cebola média fatiada;
1 pepino grande descascado, cortado em meia lua e fatiado;

- Molho:

1 abacaxi pequeno;
1 pimentão médio (verde ou vermelho, fica ao gosto);
Sal e pimenta do reino a gosto;
1 colher (café) de stévia, ou 1 colher (sopa) de açúcar (opcionais);
1/2 xícara de castanhas trituradas.

- Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes da salada e reservar.
No liquidificador, bater todos os ingredientes do molho (o abacaxi fornece a água suficiente, não é preciso acrescentar), menos as castanhas.
Misture o molho na salada, jogue as castanhas por cima e... Tchan-tchan-tchan-tchan... É só comer... (risos).

Bom apetite! :)

Friday, September 21, 2012

Petisco de Grão de Bico




Hoje eu quero falar sobre os lanchinhos que costumamos dar a nossos filhos.

Por incrível que pareça há quem não se importe a mínima com que tipo de comida empurram nos próprios filhos, unicamente com a desculpa de que "Ah! Desde que não seja de origem animal, vale tudo!"... Pára, pára, pára tudo!!! Gente, existe uma diferença astronômica entre comida e alimento. Todo alimento é comida, mas nem toda comida é alimento. Vejamos um pacote de Doritos, por exemplo. É vegano, até onde se sabe, mas alguém pode me relacionar um único ingrediente realmente comestível no tal salgadinho?! Pois é! E apesar disso temos a coragem (para não dizer, covardia) de dar algo assim para que nossas crianças comam, encham a barriga e os órgãos internos de enfermidades que só trarão dor de cabeça e tristezas futuras. E a responsabilidade pelo sofrimento futuro destas crianças é de quem mesmo?! Nossa! Porque existem alternativas muito mais saudáveis, mas que, como implicam em um pouquinho mais de trabalho, decidimos deixar de lado e ir sempre pelo caminho mais fácil.

E é justamente uma opção saudável de salgadinho que eu quero deixar aqui hoje: Petiscos de Grão de Bico. Super fáceis de fazer e acreditem, o resultado final é de lamber os dedos!

- Ingredientes:

5 xícaras de grão de bico cozidos só em água;
3 colheres (sopa) de shoyu (muito cuidado com as marcas que contém glúten e/ou glutamato monossódico);
2 colheres (sopa) de azeite de oliva.

- Modo de fazer:

Deixe o garbanzo de molho de véspera e cozinhe unicamente em água.
Escorra, coloque em uma assadeira, acrescente o shoyu e o azeite de oliva, misture bem e leve ao forno médio por 1 hora, mexendo a cada 15 minutos, para não queimar.
Está pronta esta delícia que vai encantar a crianças e adultos.

Bom apetite! :)

Wednesday, September 19, 2012

Salada com Molho de Ervas




Às vezes uma salada bem temperada é tudo o que a gente precisa para ficar totalmente satisteita em um almocinho durante a semana, principalmente se no horário da tarde ainda há muito trabalho a ser feito. É isso mesmo, quanto mais leve e saudável o almoço, melhor o rendimento físico e intelectual depois. Quando almoçamos uma salada gostosa, sem comidas pesadas a acompanhar, não sentimos aquela sonolência enjoada depois do almoço e isso se deve ao fato de que o sistema digestivo tem menos trabalho a fazer e assim, a energia fica disponível para que possa ser utilizada em atividades importantes.

Nesta salada eu usei os vegetais que tinha a disposição no momento e os que eu mais tinha vontade de comer. Na realidade, na salada de hoje, a estrela é o molho, assim que fiquem a vontade para utilizar os vegetais de sua preferência e/ou disponibilidade.

Aí vai..

- Ingredientes da salada (só a título de inspiração):

Alface picada;
Rabanete ralado;
Cenoura ralada;
Azeitona picada;
Pepino ralado.

- Ingredientes do Molho de Ervas (usar quantidades a gosto e vegetais frescos):

Manjericão;
Hortelã;
Coentro;
Pimentão vermelho;
Alho;
1 colher (sopa) suco de limão;
Agave ou stévia;
Azeite de oliva;
Sal;
Suco de 2 laranjas.

- Modo de fazer:

Bater tudo no liquidificador e jogar por cima da salada na hora de servir.
Mais fácil, impossível!

Bom apetite!

Tuesday, September 18, 2012

Cozido de Feijão Branco com PTS




Eu me lembro, quando eu era criança, e quando ainda não era vegana, um dos pratos que minha mãe fazia que a família mais gostava era o tal Cozido de Verduras com carne... Hoje, obviamente, o cozido da minha mãe já não me atrai, mas quem foi que disse que para comer um Cozido pra lá de gostoso tem que ser com sofrimento... Na-na-ni-na-não! Querem ver só?

O Cozido de hoje é feito com feijão branco. Os feijões têm, em média, 20% de proteínas, o que é uma grande quantidade. É também fonte de potássio, fósforo, zinco, ferro e faseolamina, um bloqueador de gorduras. O consumo de feijão, com frequência, está também associado à diminuição do diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e neoplasias.

Vamos a ela!

- Ingredientes:

500 gr de Feijão Branco;
6 xícaras (chá) de água;
1 colher (sopa) azeite de oliva;
1 cebola grande em cubinhos;
2 dentes de alho amassados;
Sal a gosto;
2 tomates picadinhos;
200 gr PTS graúda;
3 batatas grandes em cubos;
2 cenouras em cubos ou rodelas;
1/2 repolho roxo, cortado em quadrados;
1/2 xícara de manjericão picado

- Modo de fazer:

Lave e coloque o feijão de molho de véspera. Cozinhe nas 6 xícaras de água até que esteja semi cozido. Reserve. Hidrate a PTS como de costume, escorra e reserve.
Em uma panela grande, esquente o azeite de oliva e refogue a cebola, o alho, o sal, os tomates e a PTS. Acrescente o feijão semi cozido com a água que ficou do cozimento e cozinhe por 5 minutos. Acrescente as batatas, as cenouras, o repolho e o manjericão. Cozinhe até que as verduras estejam macias e o caldo grosso.
Agora é só servir acompanhado de um arrozinho integral e uma saladinha básica e... Delícia!

Bom apetite! :)

Monday, September 17, 2012

"Arroz" Espanhol (Crudívoro)




Deram a esta receita o nome de "arroz", talvez porque o resultado final acabe parecendo com um arroz a grega, um risoto, sei lá... E o "espanhol"... Bom, aí eu não tenho a menor idéia... Mas isso não importa, porque o certo é que é uma salada muuuito gostosa e que não pede nada mais como acompanhamento. Dá pra comer assim, sozinha, e dá pra se sentir totalmente satisfeita, no final.

A base (ou o "arroz") é o nabo branco e quanto maior, mais rende, claro... (risos). E o nabo, gente!?! É bom pra quê? Bom, primeiramente é bom saber que este tubérculo é bem variado, há grandes em formato de cenoura e há também arredondados, como se fossem beterrabas brancas. Mas seja qual for o modelo, é muito rico em potássio e fibras. O primeiro ajuda na prevenção de cãimbras e as segundas, no bom funcionamento do intestino. Mas não é só isso. As fibras ajudam também na sensação de saciedade e controlam o nível de colesterol no sangue.

Bom, e como se não bastasse tantos benefícios em uma só receita, ela é ainda super fácil de fazer, é daquelas "ralou-misturou-temperou-serviu"... Fácil demais!

- Ingredientes:

1 nabo grande (ou 2 médios), ralado;
1 milho verde debulhado (e cru);
2 tomates grandes em quadradinhos;
1/2 xícara de coentro picado;
1 dente de alho grande picado bem miudinho;
Sal a gosto;
Suco de 1 limão;
1 abacate médio picadinho (o da foto está sem o abacate... Não tinha - hehehehe...);
1 colher (café) de azeite de oliva

- Modo de fazer:

Misturar tudo e comeeeeeeer... (risos)... Simples assim, gente!

Bom apetite! :)

Ah! E pra quem achava que não dava pra comer milho cru, vai uma boa notícia... Quanto mais verdinho o milho, mais macio e docinho... Simplesmente delicioso! :)

Thursday, September 13, 2012

Salada de Nozes e Pêra




Saladas exóticas, ou diferentes, são divinas segundo o meu ponto de vista e, como já devem ter notado, a mistura de frutas com verduras simplesmente me fascina e nesta salada acrescentei também algo de nozes trituradas (mas podem ser usadas, castanhas, amêndoas, amendoim, ou o que estiver à disposição no momento).

Há pessoas que pensam que, por conter um alto teor de gorduras, as nozes (ou qualquer outra castanha) são daninas à saúde, mas isso é um grande equívoco, pois este tipo de alimento traz enormes benefícios ao nosso organismo, desde que, obviamente, não haja um exagero no consumo, pois é como dizem, a diferença entre o medicamento e o veneno está na dosagem utilizada... (risos)!

As nozes, assim como as demais castanhas, ajudam a diminuir o mau colesterol - LDL - e os níveis de colesterol total. Ajudam a combater o diabetes, por melhorar a estabilidade da insulina e glicose no sangue.

Um outro grande benefício deste alimento é a capacidade que tem de retardar a multiplicação de algumas células cancerosas, combatendo, assim, o câncer. E se tudo isso ainda não for suficiente, as nozes também protegem o coração, pois ao reduzir o colesterol, há uma redução das placas de arterosclerose. Não é bom?! :)

- Ingredientes:

1/2 xícara de nozes (ou outra castanha) trituradas;
3 peras pequenas;
1 cabeça de alface.

- Modo de fazer:

Corte as peras em fatias, deixando a casca e descartando o miolo.
Lave bem as alfaces, adicione as peras e as nozes.
Sirva com o seguinte MOLHO:

- 1/2 colher (sopa) agave;
- 2 colheres (sopa) suco de limão;
- 1 colher (sopa) azeite de oliva;
- sal e pimenta do reino a gosto.

Bom apetite! :)

Monday, September 10, 2012

Abobrinha ao Forno com Molho de Tomate Especial




Um prato super fácil de fazer e que fica delicioso. Aliás, o único trabalhoso é o Molho de Tomate que leva mais ou menos uns 40 minutos para ficar pronto, mas isso é lá trabalho para o fogão, não para você (risos).

A variedade de abobrinha mais cultivada no Brasil é a italiana (zucchini), que é alongada e listradinha. É rica em niacina e vitaminas do complexo B e de facílima digestão, o que ajuda o trabalho do trato digestivo.

Nesta receita de hoje, embora a estrela seja mesmo a abobrinha, o Molho de Tomate Especial dá um toque simplesmente divino, mas pode ser preparada com qualquer molho de tomate a seu gosto, caso não disponha de tempo para preparar o que indico hoje. Mas, se puder, verá que valeu a pena.

- Ingredientes:

3 abobrinhas médias cortadas em rodelas finas (eu usei 1 abobrinha por pessoa);
2 cebolas grandes em rodelas;
Azeite de oliva;
Molho de Tomate Especial.

- Modo de Fazer:

Em uma frigideira grande, doure as abobrinhas no azeite de oliva, até que estejam bem macias. Reserve.
Na mesma frigideira, doure as cebolas. Misture com as abobrinhas.
Coloque esta mistura em um refratário, misture bem com o Molho de Tomates Especial para pegar o sabor.
Jogue um pouco mais do Molho de Tomate por cima e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos.
Prontinho.. Agora é só aproveitar!

Bom apetite! :)



Molho de Tomate Especial

- Ingredientes:

8 tomates grandes e bem maduros (sem sementes);
1 cebola grande;
3 dentes de alho;
3 cenouras médias;
1 colher (sopa) de colorau ou páprica doce;
10 cravos;
1 pimentão vermelho;
5 ou 6 pedaços de canela em pau;
Sal a gosto;
Azeite de oliva;
Pimenta do reino a gosto;
1 colher (café) de extrato de stévia ou 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

- Modo de fazer:

Bata tudo no liquidificador (menos o azeite, os cravos e as canelas) com 1 xícara de água.
Em uma panela alta (porque este molho salta bastante), aqueça o azeite e jogue a mistura liquidificada.
Deixe começar a ferver, acrescente o cravos e as canelas, tampe a panela, baixe o fogo e deixe cozinhar por, pelo menos, 40 minutos.
De vez em quando dê uma mexida para não pegar no fundo e vá ajustando o sal.
Depois de pronto, retire os cravos e canelas com uma escumadeira e sirva o Molho de Tomate Especial com sua comida preferida.

Aproveite! :)

Saturday, September 1, 2012

Moqueca de Chuchu




Chuchu! Taí um vegetal que a maioria das pessoas acha que é rico somente em vitaminas A, B e C: água, bagaço e casca (risos), mas não é nada disso, né gente?! O chuchu é um alimento com um alto teor de fibras e que é rico sim, em vitaminas A e C, mas das verdadeiras (risos).

O chuchu pode apresentar algumas variações de cor, textura e sabor, mas no geral não possui sabor forte, o que permite ser utilizado em receitas como a de hoje, uma Moqueca de Chuchu, absolutamente deliciosa. Esta moqueca pode ser feita também com caju, maxixe, abobrinha ou outro vegetal de sua preferência. Eu, até agora, experimentei com estes citados mas vai da imaginação de cada um.

- Ingredientes:

2 chuchus grandes, cortados em pedaços;
Leite de côco (eu usei 1 copo e meio de água para 1 côco ralado);
1 colher (sopa) de colorau;
2 colheres (sopa) de extrato de tomate;
2 tomates em rodelas;
1 cebola grande em rodelas;
1 pimentão verde em rodelas;
1 xícara de coentro picados;
Sal a gosto

- Modo de Fazer:

Faça o leite de côco (bata a água com o côco ralado no liquidificador e coe).
Corte os chuchus e reserve. Coloque em uma panela grande todos os ingredientes, exceto o coentro.
Deixe cozinhar até que os chuchus estejam macios, adicione o coentro e apague o fogo.
Está prontíssimo!

Bom apetite!

Translate