Cebola Caramelada

Uma deliciosa opção para dias de festa, com sabor agridoce, super exótico.

"Maionese" de Festa

Uma deliciosa combinação para dias especiais.

Enroladinho de Couve (Crudívoro)

Quem foi que disse que comida crua tem que ser feia, sem graça e sem sabor?

Pepinos Recheados

Mais uma delícia crudívora.

Salada com Hummus de Grão de Bico (Crudívoro)

Uma mistura de sabores exótica excelente para dias de verão.

Showing posts with label Sobremesa. Show all posts
Showing posts with label Sobremesa. Show all posts

Monday, July 13, 2015

DOCE DE BANANA



Sabe daquelas receitas bem facinhas que são uma delícia? Esta é uma delas. Docinho de banana caseiro com apenas 3 ingredientes e que não fica a dever nada a qualquer outro docinho, por mais sofisticado que seja.

Para esta receitinha você vai necessitar somente de:

- bananas maduras cortadas em rodelas (eu usei 8 bananas grandes);
- suco de 2 limões;
- 1/2 xicara de maple syrup (ou se quiser, 1 xic açúcar).

Colocar em uma panela grande os três ingredientes em fogo baixíssimo. Mexer de vez em quando com colher de pau e com cuidado para não desmanchar as bananas até que a calda esteja bem grossinha.
Está prontinho. Agora é só esperar esfriar e comer... :D

OBS: Não acrescente água, a propria banana, o maple syrup (ou açúcar) e o limão se encarregam de formar líquido.
OBS2: Caso faça com açúcar, a tendência é que o doce fique com uma cor vermelho escuro. É normal (e lindo).

Monday, June 22, 2015

Sequilhos



SEQUILHOS

Atendendo a pedidos vou publicando hoje a receitinha desta delícia do tempo da vovó, um biscoitinho de polvilho doce, também conhecido em alguns lugares como sequilho de côco ou biscoito de maizena que é simplesmente delicioso para comer nas tardes frias com um cafezinho (para quem toma) ou com um chazinho quentinho... Huuuummmmm!!! Maravilha!

É destes que derretem na boca e tão simples de fazer que você vai ter vontade de fazer todos os dias... hehehehehehe... vamos à receita?

- Ingredientes:
200 gr (mais ou menos 1 xic) de amido de milho
2 colheres (sopa) polvilho doce
3 colheres (sopa) fécula de batata
5 colheres (sopa) açúcar
3 colheres (sopa) côco ralado
1 xic de creme vegetal (tipo margarina sem leite)*

* Pode substituir por oleo de côco, mas fica meio durinho

Modo de fazer:

Amasse o amido de milho com os demais ingredientes até que a massa esteja bem lisa e homogênea.
Faça bolinhas e achate com um garfo.
Asse em forno moderado baixo até que estejam coradinhas na parte de baixo, mas não deixe escurecer muito para não correr o risco de que fiquem duras.

Agora é só comer... Mas cuidado para não exagerar... hehehehehehehehe

Monday, June 15, 2015

Pão de Milho com Jalapeño


Aproveitando que estamos em época e mês de festejos juninos, nada mais gostoso de que umas comidinhas de milho e este pão de milho com jalapeño é uma pedida maravilhosa e super exótica, sem contar que é simplesmente deliciosa.

O jalapeño, para quem nao conhece, é uma pimenta típica da culinária mexicana e embora dê um saborzinho super especial a este pãozinho, pode ser retirado da receita sem nenhum prejuízo.

Vamos à receita?

PÃO DE MILHO COM JALAPEÑO

- 1 xic farinha de milho
- 1 xic farinha preparada sem gluten*
- 1 colher (sopa) fermento químico
- 1/2 colher (chá) sal
- 1 xic leite vegetal
- 1 colher (sopa) azeite (eu usei de abacate por ser o que aguenta mais calor sem sofrer processo de oxidaçao, mas pode usar o de sua preferencia)
- 1/4 xic agave ou maple syrup
- 1 xic milho verde (se não tiver fresco pode usar congelado)
- 1 colher (sopa) jalapeño moído

* Se não tiver a farinha preparada sem gluten prepare da seguinte maneira: para cada 1 xic de farinha de arroz (ou qualquer outra de sua preferencia), adicione 2 colheres (sopa) de goma xantana.

Preaqueça o forno a 350F (180C).
Misture a farinha de milho, a farinha preparada, o sal e o fermento em uma vasilha grande.
Adicione o leite, o azeite/óleo, o agave (ou maple).
Com uma espátula, vá misturando. Acrescente o milho verde e o jalapeño. Continue misturando bem.
A massa fica grossa, praticamente sem líquido.
Coloque em uma forma untada de pão de 9 polegadas.
Leve ao forno até que a parte de cima esteja douradinha e ao enfiar o palito saia sequinho.

Delicioso para tomar com um chazinho no fim de tarde.
Bom apetite!

(Receita adaptada por mim do livro Everyday Happy Herbivore)

Saturday, May 30, 2015

Arroz "Sambito"

Quem acompanha o blog desde o começo já sabe que aqui se encontram varias receitas da culinária peruana, a maioria nao vegana, mas totalmente adaptadas por mim para a versao vegana e livre de gluten.

O Arroz Sambito é uma sobremesa tipica do Peru, derivada do arroz doce desde a época da colônia e cujo ingrediente principal é a rapadura. É de preparação simples, não requer muito tempo e o sabor é huuuuummmmmm... delicioso!

A receita de hoje é naturalmente gluten free, mas precisou de uma adaptada e eis o resultado, um arroz doce delicioso e que leva este nome pelo fato de ser "negrinho" e nao branquinho como os tradicionais.

Vamos a receita?

- Ingredientes:

1 xic de Arroz Integral (pode usar o branco tambem, mas o integral é mais nutritivo)
200 gr de rapadura
5 xic de agua
5 cravos
3 raminhos de canela
5 grãos de erva doce
1/4 xic de nozes (ou outro tipo de castanha disponivel)
1/4 xic coco ralado
1/4 xic de passas
1 xic leite vegetal

- Modo de fazer:

Em uma panela coloque o arroz para cozinhar em fogo baixo com 4 xicaras de agua. Deixe cozinhar ate ficar bem macio e se precisar, vá mexendo de vez em quando para nao ficar pegado no fundo da panela.

Durante o cozimento, acrescente os cravos, a canela e a erva doce. Quando o arroz estiver pronto, retire a canela e os cravos.

Enquanto o arroz cozinha, em outra panela, coloque a rapadura para dissolver em 1 xicara de agua em fogo baixissimo ate que se torne um mel grossinho.

Ainda no fogo, acrescente o xarope de rapadura com o arroz cozido, acrescente as nozes ou castanhas, as passas e o coco ralado. Mexa bem para misturar tudo e acrescente o leite vegetal.

Misture tudo muito bem e pode comer ateeeeeeeeeee nao aguentar mais... hehehehehehehe



Sunday, January 6, 2013

Suco Verde





Suco Verde

Há muitas versões de suco verde na internet, nos livros, nas revistas... mas a verdade é que na hora de fazer um suco delicioso e super saudável o que mais conta é a imaginação, a disponibilidade de frutas e vegetais e o que a gente tem vontade (ou sente necessidade) de ingerir no dia.

Tal como li em algum lugar, este é mesmo um suco para desintoxicar. É uma ótima maneira de eliminar toxinas do corpo, diminuir a retenção hídrica e conseguir mais vitalidade física e mental. Contém ingredientes ideais para restaurar a energia do corpo eliminando toxinas, fazendo com que o corpo funcione melhor e até ajuda a emagrecer.

E é por isso que hoje não estou deixando aqui uma receita exatamente, senão uma idéia para um Suco Verde delicioso:

- pepino;
- alface;
- maçã;
- cenoura;
- hortelã.

Junta tudo na centrífiga e é só tomar este sumo delicioso que vai lhe deixar nutricionalmente satisfeito por bastante tempo... Com certeza! ;)

Bom apetite! :)

Saturday, January 5, 2013

Super Vitamina de Abacaxi com Abacate




Quer uma idéia super deliciosa para quebrar o jejum?! Huuuummmm... Esta é ótima e uma das minhas preferidas... :)

O abacaxi é uma fruta típica de países tropicais e subtropicais e talvez por isso custe tanto nos países de clima frio... Hehehehe... É uma de minhas frutas preferidas e tem uma excelente fonte de vitaminas A, B1 e C, água e fibras. Além disso, do suco do abacaxi podem ser extraídos ácido cítrico, ácido ascórbico (vitamina C), ácido málico e bromelina.

Já o abacate, mesmo sendo uma fruta com alto teor de gordura, é muito eficiente no combate ao mau colesterol. Contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e sais minerais. E como se isso fosse pouco, é ainda rico em vitamina A, B1, B2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino, ácido oléico, linoléico e palmítico e... já chega porque senão não vai caber tudo aqui... Hahahahahahahaha...

- Ingredientes:

1/2 abacaxi pequeno;
2 maçãs;
1/2 limão descascado;
1 pepino pequeno;
1/4 de abacate grande (ou 1/2 de um pequeno).

- Modo de fazer:

Passe todos os ingredientes (menos o abacate) pela centrífuga e extraia o sumo.
Coloque este sumo no liquidificador, acrescente o abacate e bata bem até que fique super homogêneo...
Agora é só se deliciar... Hahahahahahaha... Maravilha!!!

Bom apetite! :)

Saturday, December 29, 2012

Sorbet de Manga com Banana




Gente do céu! Que calor é esseeeeeeee?!

Com o calor que anda fazendo por aqui pelos trópicos somente uma delícia geladinha pra nos ajudar a aguentar o forno em que estamos metidos! Hahahahahahahaha...

E que maravilha poderia ser melhor do que juntar duas frutas tropicais deliciosas e fazer um sorbet que é ridiculamente fácil de fazer?... O único que a gente tem que ter é um processador de alimentos, ou um super liquidificador e, claro, bananas congeladas... Aliás, bananas congeladas são indispensáveis como base para este tipo de receita que na verdade pode ser feita com qualquer outra fruta a disposição. Eu usei manga porque é deliciosa, eu gosto muito e está na época... :)

Mas vamos à super receita, que é o que interessa! :)

- Ingredientes:

3 bananas super maduras e congeladas;
2 mangas maduras (refrigeradas, mas não congeladas).

- Modo de fazer:

Bata no processador de alimentos as duas frutas juntas, até que formem um creme grosso... Mas não bata muito para não derreter.
Se fizer no liquidificador, primeiro bata a banana (com paciência, porque terá que ser sem água) e depois as mangas.
Sirva imediatamente, pois se desfaz rapidamente e recongelado já não fica com a consistência muito legal.
Voilà!!! Agora é só desfrutar!!! :D

Bom apetite! :)

Tuesday, December 25, 2012

Trufas de Chocolate Crudívoras




Aposto que você chegou a pensar que o fato de ser vegano e crudívoro iria lhe privar de algumas delícias da vida... Huuuummmmm... Sorria, pois estas trufas deliciosas estão aqui para provar que sim, é possível.

Esta receita não leva nenhum tipo de adoçante, a não ser a dulçura da própria fruta seca. Qualquer que seja o adoçante que você tenha o costume de usar, torna-se acidificante do organismo, caso tenha recebido qualquer tipo de aquecimento e isso é prejudicial, como sabemos.

Para o meu gosto, a trufa (que deve ser sempre mais amarguinha) fica gostosa somente com os ingredientes que eu vou descrever a seguir, mas se quiser mais docinho, basta acrescentar um pouquinho de agave ou maple, desde que os consiga crus e orgânicos.

Mas vamos lá, minha gente?! Vamos ver como é fácil e deliciosa esta receitinha?! :)

- Ingredientes:

1 xícara de amêndoas;
1 xícara de castanhas do Brasil;
1 xícara de passas ou 1 xícara de tâmaras (ou a metade de cada);
1/4 xícara de água;
2 colheres (sopa) de cacau em pó cru (ou alfarroba crua).

- Modo de fazer:

Em um processador de alimentos (com a lâmina "S"), processe as amêndoas e as castanhas até que se tornem uma farinha.
Acrescente o cacau, ou a alfarroba e processe um pouco mais para misturar bem.
Junte as passas, ou tâmaras e processe por uns 2 minutos, até que seja uma massa grossa.
Acrescente a água e siga processando, para dar o ponto de fazer bolinhas.
Faça bolinhas do tamanho desejado e passe pelo cacau em pó.
Guarde refrigerado.
Prontinho! :)

Bom apetite! :)

Tuesday, November 20, 2012

Vitamina de Manga com Maçã




Manga e maçã... Duas frutas deliciosíssimas, que juntas só poderiam resultar em uma vitamina pra lá de refrescante, energizante, maravilhosa... Mas que tal saber um pouco mais sobre estas maravilhas da natureza?! :)

A manga é uma fruta tão rica em nutrientes que segundo estudiosos deveria ocupar o primeiro lugar entre as maravilhas que encontramos na natureza. É fonte de vitaminas A, B1, B2, B5 e C, fósforo, cálcio, ferro, hidratos de carbono, proteínas, gorduras e sais minerais.

Combate bronquites, é depurativa do sangue e favorece a diurese.

Já a maçã, por sua vez, é uma fruta alcalina, eficaz em todas as condições de acidose, gota, reumatismo, icterícia, transtornos de fígado e vesícula, problemas nervosos e dermatológicos, ou seja, é um verdadeiro desintoxicante, um milagre da natureza... Hehehehehehe...

E a receita de vitamina destas duas maravilhas não poderia ser mais fácil.

- Ingredientes:

2 mangas;
3 maçãs;
750 ml de água.

- Modo de fazer:

Descasca as frutas. Bate tudo no liquidificador e tomaaaaaaaaa... :D

Bom apetite! :)

Monday, November 19, 2012

Banana com Creme de Chocolate




Uma idéia maravilhosa para o desjejum (eu não costumo chamar de café da manhã, porque afinal,  não tomamos café... Hehehehe). E quem já leu o livro "The 801010 Diet: Balancing your Health, your Weight, and Your Life One Luscious Bite at a Time" (desconheço o título em português) do Dr. Douglas Graham deve conhecer esta receita e que eu tomei a liberdade de adaptar um pouquinho, pois acredito que cada organismo deve buscar o que é melhor para si, principalmente no que se refere a quantidades..

Vamos lá?! :)

- Ingredientes:

3 bananas maduras;
1 colher (sopa) de cacau em pó (ou alfarroba em pó);
1/2 xícara de tâmaras

- Modo de fazer:

Fatie as bananas, reservando 1/2 banana para o creme.
Bata no liquidificador as tâmaras, o cacau (ou alfarroba), a 1/2 banana e um pouquinho de água.
Jogue por cima das bananas fatiadas e huuuuuuuuummmmmm... Maravilha! ;)

Bom apetite! :)

Tuesday, November 6, 2012

Vitamina de Mamão com Banana




Esta é a minha preferida das preferidas! :) Sério... Se duvidar eu tomo todos os dias antes de ir aos exercícios. Primeiro porque é gostosa, segundo porque é saudável, terceiro porque me dá uma super carga de energia... :D

Aliás, você sabia que 2 bananas são suficientes para dar energia para até 90 minutos de exercícios extenuantes? Sem contar que, assim na forma de vitamina, pela facilidade de digestão, não pesa nada no estômago e dificilmente alguém vai se sentir mal durante os exercícios. Falando em exercícios, a banana deve ser consumida também após o esforço físico. Por sua alta concentração de potássio, sódio, fósforo e cálcio, é excelente para repor os sais minerais perdidos durante o treinamento físico. E são tantos os benefícios da banana que eu passaria o dia inteiro aqui descrevendo, mas vou fazendo pouco a pouco... Hehehehehehe...

Vamos à receita que esta é dificílima... Hahahahahaha...

- Ingredientes (para 3 copos grandes - super grandes):

6 bananas maduras;
1 mamão papaya ou 1/2 formosa;
1 litro de água.

- Modo de fazer:

Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida.

É ridiculamente simples! Hehehehehehehe...

Bom apetite! :)

Wednesday, October 24, 2012

Sorbet de Banana com Cacau (crudívoro)




Entre as poucas coisas diferentes que eu encontro por estas paragens, uma delas está (e eis minha sorte!) a de encontrar cacau 100% cru, e é graças a isto que hoje eu deixo aqui esta receitinha simples e absolutamente D E L I C I O S A...

A chave, o coringa, para esta gostosura é a banana congelada... Aliás, minha gente, é sempre uma mão na roda ter banana congelada em casa... Dá pra fazer maravilhas com ela... Acreditem! :D Obviamente que para esta receita há a necessidade de um processador de alimentos, mas se.você ainda não tem um, deixe de perder tempo e vá correndo ali na loja e compre um que nem é tão caro assim e pode lhe ajudar de maneiras que você nem imaginou ainda... :D

Mas vamos a ela!

- Ingredientes:

6 bananas congeladas;
6 tâmaras deixadas de molho por 2 horas e depois escorridas (ou na falta destas use uma colher (sopa) do xarope que tenha a sua disposição, como.agave ou maple);
Suco de 1 limão grande;
1 colher (sopa) de cacau.

- Modo de fazer:

Bata tudo no processador de alimentos até que esteja super cremoso e sirva em seguida.
Simples assim! :D

Ah! O detalhe deste sorbet é que ele tem que ser feito na hora de consumir, porque depois ele murcha e não fica legal quando recongela... :D

Ah! (de novo) Esta quantidade de bananas foi o suficiente para os três gulosos aqui de casa, mas se você não é tão guloso assim, dá pra mais uma pessoa... Hehehehehehe! :)

Bom apetite! :)

Sunday, October 7, 2012

Pancakes sem Glúten




É, eu sei. A foto não está das melhores, mas o sabor... Huuuuummmmmmm! Maravilha!

Eu sei que é difícil imaginar um pancake que não leve farinha de trigo e, consequentemente, gluten, mas graças aos deuses isso é possível sim, meu povo, graças às misturas de farinhas e a imaginação fértil de alguém que teve a incrível idéia de inventar uma receita como esta.

Estes pancakes, à base de farinha de amaranto, são fofinhos e bem úmidos... Excelentes para comer com alguma geléia ou com xarope de maple, ou agave. Uma excelente idéia para o lanchinho da tarde. Que acham?!

- Ingredientes:

3/4 xícara de Farinha de Amaranto;
3/4 xícara de Farinha de Arroz;
2 colheres (sopa) de Linhaça moída;
1/2 colher (chá) de sal;
1 colher (sopa) de Suco de Limão;
1.colher (chá) de Bicarbonato de Sódio
1 colher (sopa) de Agave ou Xarope de Maple;
1 1/4 xícara de Leite Vegetal;
2 colheres (chá) de Azeite de Oliva



- Modo de fazer:

Misture bem todos os ingredientes em uma vasilha grande.
Aqueça a frigideira.
Coloque 1/4 de xícara (para cada pancake) na frigideira e deixa cozinhar em fogo médio de 3 a 5 minutos de cada lado, até que esteja fofinho e dourado.
Sirva com xarope de maple, agave, com a geléia de su preferência ou, simplemente, sozinho.
Huuuuuuuuuuuuuuummmmmm... Bom demais!

Bom apetite! :)

Saturday, October 6, 2012

Vitamina de Mamão com Goiaba




Vamos começar bem o dia com uma super dose de vitaminas e nutrientes que valem muito mais do que qualquer cafézinho, ou qualquer tipo de estimulante por aí?! Então vamos! É simples, prático, rápido e delicioso... Vitamina de frutas.

A maioria de nós se acostumou a pensar que vitamina a gente tem que fazer, obrigatoriamente, com leite (incluindo os leites vegetais), mas para que uma vitamina seja gostosa não precisamos mais do que frutas bem maduras (cheias de sabor e doçura), água e liquidificador... Simples assim! E o resultado é uma verdadeira refeição que vai oferecer energia e leveza ao mesmo tempo, permitindo um dia de disposição para todos os tipos de atividades. Eu, por exemplo, tenho o costume de tomar um copo gigante (de 1/2 litro) todas as manhãs, pelo menos 40 minutos antes de sair para minha corrida diária e garanto a vocês que é o suficiente para me dar energia para até 2 horas de exercícios extenuantes.

A vitamina de hoje é uma mistura meio diferente, que pouca gente está acostumada, mas o resultado é surpreendente (eu também me surpreendi da primeira vez que tomei).

- Ingredientes:

1/2 mamão (formosa), ou 1 mamão papaya (ou havaiano);
4 a 5 goiabas vermelhas bem madurinhas, sem caroços;
1/2 litro de água filtrada e geladinha.

Bater tudo no liquidificador até que esteja super homogêneo e tomar... :)
Difícil, não?!
Ah! Mas aposto que você está se perguntando: "e adoço com quê?!"... Com a própria fruta! Aprenda a acostumar seu paladar a sentir o verdadeiro sabor dos alimentos. E, no caso desta vitamina, a dulçura não poderia ser maior e melhor... :)

Bom apetite! :)

Wednesday, October 3, 2012

Torta de Sorvete Crudívora




Dá pra imaginar que esta delícia seja 100% crudívora?! Pois é, gente! E o melhor de tudo, muito fácil de fazer. O demorado está somente esperar que congele bem pra que a gente possa disfrutar... O ruim é só aguentar a ansiedade de poder atacá-la de uma vez... Hahahahaha...

Eu fiz com goiaba, mas pode ser feita com a fruta de sua preferência. As frutas que ficam mais gostosas (no meu ponto de vista... Ou de paladar) são: goiaba, manga, graviola, frutas com mais massa e menos água.

Vejam só que fácil...

- Ingredientes (base):

1 xícara de amêndoas;
1 xícara de castanhas;
1 xícara de passas (ou tâmaras);
1 colher (café) de sal;
3 colheres (sopa) de água.

- Sorvete:

1 xícara de leite de côco;
3 bananas bem maduras;
4 goiabas sem sementes;
1 colher (sopa) de suco de limão.



- Modo de fazer (base):

Processar os ingredientes da base em um processador de alimentos até que formem uma massa bem ligada.
Colocar em uma forma de torta e apertar com os dedos até ficar bem uniforme e da mesma altura por toda a superfície.
Leve a geladeira enquanto faz o sorvete.

(sorvete):

Fazer inicialmente o leite de côco bem grossinho (3/4 xícara de água para um côco ralado).
Bater todos os ingredientes no liquidifador até que fique bem homogêneo.
Jogue por cima da base e leve ao freezer até congelar.
Agora quero ver você conseguir comer um pedaço só... Hehehehehehehehehehe...



Bom apetite! :)

Monday, October 1, 2012

Bolo de Cenoura com Passas




Huuuummmmm... Um bolinho de cenoura é tudo de bom. É ou não é?! :)

Como eu já postei anteriormente, o fato de uma pessoa ser celíaca e vegana não a impossibilita de comer algumas gostosuras, que, de vez em quando nos fazem um bem danado.

Este bolo é excelente para o lanchinho das crianças, para mandar na lancheira, pra comer no desjejum, ou quando a gente bem quiser. Simplesmente porque delicioso. Como todo bolo feito totalmente sem farinha de trigo, é um pouco mais molhadinho que os demais, o que só aumenta a gostosura.. Hehehehehe...



- Ingredientes:

1 xícara de farinha de arroz;
1 xícara de amido de milho;
1 litro de leite de soja;
2 colheres (sopa de stévia);
1 pitada de sal;
1 colher (sopa) fermento;
1 colher (sopa) bicarbonato de sódio;
1/4 xícara de azeite;
4 cenouras grandes;
1 xícara de passas.

- Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno.
Em uma vasilha grande, misture todos os ingredientes secos e as passas.
No liquidificador bata o leite, o azeite, a stévia e as cenouras (eu aconselho ir batendo de pouco em pouco para não vasar no liquidificador).
Jogue esta mistura sobre os secos e misture bem.
Unte uma forma com azeite e enfarinhe com farinha de arroz ou de milho.
Leve ao forno 180C por aproximadamente uma hora e meia.
Desenforme depois de frio.

Bom apetite! :)

Saturday, September 29, 2012

O Melhor Alimento




Hoje não deixo aqui uma receita exatamente, mas sim uma idéia muito simples e maravilhosa para um.bom começo de dia.

Aqui em casa temos por hábito comer basicamente frutas no desjejum, isso porque realmente acreditamos naquele ditado que diz que: "de manhã coma como um rei, de tarde como um príncipe e à noite como um mendigo"... Isso é certo, mas não no que se refere à quantidade e sim à qualidade. Leiam o texto que se segue e deliciem-se com a maravilha destas informações.

-------------------------------

O Melhor Alimento

MEDICINA PREVENTIVA / ORTOMOLECULAR / NUTROLOGIA

http://www.ceventura.com.br/

APRENDA MAIS UMA ! Para quem ainda não sabe!!!!

Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno.

O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é glicose. A fruta é principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), e na maioria das vezes 90-95 por cento de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.

O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-Ias de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes.

Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. Por quê? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado.

As frutas passm rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.

Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio.

A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora.

Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida.

Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrífuga. Você tem um carro? Venda-o e compre uma centrífuga. Ela levará você muito mais longe. Ou simplesmente, compre a centrífuga agora! Você pode ingerir o suco extraído na centrífuga como se fosse a fruta, com o estômago vazio. E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.

Isso não sou só eu quem diz. O dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração.

Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.

Há pouco tempo, conversei com um corredor de maratona, num dos seminários de saúde que promovo. Ele era bastante cético quanto à natureza, mas concordou em fazer uso correto de frutas em sua dieta. Sabe o que aconteceu? Diminuiu 9,5 minutos de seu tempo de maratona. Cortou seu tempo de recuperação pela metade, e qualificou-se para a Maratona de Boston, pela primeira vez em sua vida.

Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse em sua mente sobre frutas.

Como se deve começar o dia?

O que se deve comer no café da manhã?

Você acha que é uma boa idéia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos, que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não.

O que você quer é alguma coisa que seja fácil de digerir, frutas que o corpo pode usar de imediato, e que ajuda a limpar o corpo.

Quando se levantar, e por tanto tempo durante o dia quanto for confortavelmente possível, coma só frutas frescas e sucos feitos na hora. Mantenha esse esquema até pelo menos o meio dia, diariamente.

Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade de ele limpar-se. Se você começar a se afastar do café e dos outros lixos com que costuma encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará.

Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo.

(Desconheço a autoria)

Thursday, August 23, 2012

Bolo de Banana com Cacau




Já sei! Aposto que você pensou: "sou vegano e celíaco, nunca mais vou poder comer um bolinho!", certo? Pois é, mas é com muita alegria que digo que você está redondamente enganado(a). Tudo é uma questão de imaginação, minha gente! Eu sou adepta do ditado "o que a gente não inventa, não existe!"... Então, mãos a massa que a coisa pode ser mais simples do que vocês imaginam.

Para este bolo eu usei a semente de chia hidratada como substituto do ovo e amido de milho e farinha de arroz, como substitutos para a farinha de trigo... O resultado final foi um bolo com consistência de pudim de pão firme, e muuuuuuuito gostoso... Basta eu lhes dizer que das 18 fatias as quais cortei o bolo, as 18 já haviam sido comidas em menos de 48 horas... (risos)... Para substituir o ovo, eu também costumo usar a semente de linhaça triturada e hidratada... É incrível como ambas têm a consistência perfeita da clara do ovo... E o melhor: sem crueldade! :)

Mãos à massa...

- Ingredientes:

200 gr. Amido de Milho (ou Fécula de Batata);
200 gr. Farinha de Arroz (ou outra sem glúten, de sua preferência);
3 colheres (sopa) de Sementes de Chia;
1 litro de Leite de Soja;
3 colheres (sopa) de Extrato de Stévia (use o adoçante que costuma usar, no caso do açúcar, 1 xícara);
1 colher de café de sal;
1 colher (sopa) de Fermento em pó;
1 colher (sopa) de Bicarbonato de Sódio;
3 colheres (sopa) de Cacau em pó;
8 a 10 bananas bem maduras
2 colheres (sopa) de Azeite de Oliva

- Modo de Fazer:

Antes de começar a fazer, em uma vasilha pequena coloque as 3 colheres de Chia para hidratar em 6 colheres de leite de soja, ou água e deixe descansando enquanto prepara o restante.
Pré aqueça o forno.
No liquidificador bata o leite, as bananas, a stévia, o azeite e o cacau. Reserve.
Em uma vasilha grande, coloque todos ingredientes secos e misture bem. Antes de misturar o líquido com o seco, volte a dar uma batida na mistura de bananas no liquidificador acrescentando a semente de Chia hidratada. Ao poucos, vá juntando esta mistura aos secos e mexa vigorosamente com uma colher para ficar bem homogêneo.
Unte a forma com azeite e farinha de arroz. Despeje a massa e leve ao forno baixo 180C por aproximadamente uma hora e meia.
Retire do forno, deixe esfriar e desenforme...

Depois é só comer, meu povo!!! Hahahahaha...

Bom apetite! :)

Saturday, July 28, 2012

Mungunzá (Canjica) Vegano




Pois é, minha gente, o São João já passou, mas quem foi que disse que comidas juninas só podem ser comidas no mês de junho? E um mungunzá, ou canjica, como também é conhecido é uma daquelas que dá vontade de comer o ano todo, principalmente em tardes chuvosas, quando uma comidinha quentinha vai tão bem.

Além de gostoso, o milho (neste caso o milho branco) traz muitas propriedades benéficas ao organismo. É uma fonte maravilhosa de energia, gordura, proteínas, vitaminas B1, A e E, sais minerais e fibras, nutriente funcional que reduz os níveis de colesterol e glicose no sangue, além de auxiliar o bom funcionamento do intestino.

Então vamos ao que interessa:

- Ingredientes:

1 pacotinho de 500 gr de Canjica de Milho branca;
1 litro de leite de soja;
1 litro de leite de côco;
1 xícara de stévia em pó (se quiser pode usar 2 xícaras de açúcar - fica ao gosto de cada um);
1 pitada de sal;
canela em pau e cravo da Índia a gosto;
1 1/2 litros de água.

- Modo de fazer:

Coloque a Canjica de molho em água e deixe durante toda uma noite. No dia seguinte, despreze a água, lave a Canjica e coloque para cozinhar no 1 1/2 litros de água em fogo baixo por aproximadamente uma hora e meia, até que seque toda a água. Mexa de vez em quando para não pegar no fundo. Quando estiver cozido, acrescente os leites, a stévia (ou açúcar), o sal, a canela e o cravo e deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos, mexendo sempre.

Está pronto e delicioso para comer quentinho numa noite fria.

Bom apetite!

OBS: Se puder, use o leite de côco caseiro, fica muito mais gostoso!

Friday, July 20, 2012

Beijinhos de Arroz


Quem já não foi a uma festa de aniversário onde uma das atrações principais, juntamente ao brigadeiro era o beijinho de côco, tão branquinho e tão gostoso?

Originariamente o beijinho de côco não contém glúten, mas também não é vegano, então decidi (a partir de um vídeo que assisti) fazer minha adaptação vegana para esta gostosura das festas infantis que mais alegram aos adultos que as crianças, propriamente :-)

O docinho que hoje apresento batisei de Beijinho de Arroz porque o arroz cozido é a minha substituição para o leite condensado e devo dizer que já consegui enganar muita gente com ele...



- Ingredientes:

2 xícaras de Arroz Branco Cozido;
1 xícara de Leite de Soja (eu uso o que eu mesma faço em casa);
1 xícara de Côco Ralado (fresco);
Stévia a gosto, ou 1 xícara de açúcar;
Azeite de Oliva

- Modo de fazer:

Cozinhe o arroz somente com água.
Depois do arroz cozido e já morno, bata no liquidificador com leite de soja até ficar uma massa espessa, mas homogênea (eu recomendo que vá batendo de pouco a pouco para não estragar o liquidificador).
Jogue toda a massa em uma panela anti-aderente e acrescente o côco ralado (reserve uma parte sem usar) e a stévia (ou o adoçante que você costuma usar).
Vá mexendo sem parar até dar o ponto de massa cozida e acrescente um fiozinho de azeite de oliva (pouquinho).
Coloque em uma travessa de vidro para esfriar.
Depois de morninho, faça bolinhas e passe no côco ralado reservado, coloque um cravinho em cada bolinha e leve para esfriar.
Está pronto o seu docinho.

Bom apetite! :-)

Translate