Minha gente! "Tá" uma febre de cópias desta receita pela internet, porque afinal de contas quem inventou este bendito prato estava em um dia iluminado... E eu, como era de se esperar, lá vou colocando a minha versão por aqui, afinal, apesar de que sejam receitas conhecidas em outros sites e/ou blogs, aqui sempre faço minha variação para a versão livre de glúten, como já sabem. E como vocês também já sabem (as fotos caseiras não me deixam mentir) 100% das receitas publicadas aqui (e as respectivas fotos) foram feitas por mim e testadas e aprovadas pelos meus juízes mais rigorosos (minha família)... (risos)!
Assim que se eu estou dizendo que é bom, acreditem, é bom. Aliás, passou pelo crivo até de Neide, minha amiga que me ajuda aqui em casa, que é onívora e da filha dela, carnívora convicta e que não podiam acreditar que a omelete não fosse realmente de ovo. O cheiro, o aspecto, a textura e o sabor... Maravilhosos!
Eu peguei a receita original (com glúten) lá no Papacapim (que aliás, eu adoro e aliás, relendo o que a dona do blog escreveu, acho que foi ela mesma quem inventou... Ô abençoada!!! :D ). A receita original é feita com o grande astro - o grão de bico -, e com aveia, que por sua própria consistência depois de umedecida dá aquela ligadinha na massa. Já que aqui em casa não usamos aveia (por conter glúten), usei para substituir a farinha de arroz e a de linhaça... Ficou show!
Vamos lá, meu povo!
- Ingredientes (massa):
1 xícara de grão de bico demolhado de véspera;
2 xícaras de água;
4 colheres (sopa) de farinha de arroz;
1 colher (sopa) de farinha de linhaça;
3 dentes de alho;
1/4 colher (chá) de curcuma ou açafrão da terra;
1 pitada de ervas finas desidratadas;
1 colher (chá) bem cheia de fermento;
Sal e pimenta do reino a gosto;
1 cebola picadinha;
1 punhado de salsinha picada;
Azeite de oliva
- Ingredientes (recheio):
1 maço de espinafre picadinho;
1 cebola cortada julienne.
- Modo de fazer:
Faça primeiro o recheio da seguinte forma: refogue a cebola no.azeite até que esteja douradinha, acrescente o espinafre picadinho, orégano e sal. Quando o espinafre murchar, desligue o fogo e reserve.
Escorra o grão de.bico que ficou de molho desde a noite anterior e bata no liquidificador com 2 xícaras de água e os temperos, a farinha, a linhaça e o fermento, exceto a cebola cortadinha e a salsinha. Bata bem para que forme uma massa fina e bem lisa e homogênea.
Transfira esta mistura para um recipiente grande e aí sim, misture a cebolinha e a salsinha picadas. Corrija o sal e reserve.
Aqueça uma frigideira antiaderente. Quando.estiver bem quente, jogue um fio de azeite, só para formar uma película e despeje 1 e 1/2 conchas da mistura espalhando bem para cobrir todo o fundo da frigideira. Baixe para fogo médio, tampe e deixe cozinhar mais ou menos 6 a 8 minutos, ou até que as bordas estejam douradinhas (mas não queimadas).
Antes de virar, jogue um fiozinho de.azeite neste lado semi cru da omelete e vire com cuidado. Tampe e deixe.cozinhar por mais 5 minutos, coloque um pouco de recheio e dobre com muito cuidado formando a omelete.
Repita o processo até acabar a massa. Esta receita deu para 5 omeletes grandes e deliciosas. Se quiser manter quentinhas, coloque em uma forma coberta com papel alumínio, em forno mínimo, enquanto todas ficam prontas... Agora é só se deliciar, meu povo!!!
Bom apetite! :)