Cebola Caramelada

Uma deliciosa opção para dias de festa, com sabor agridoce, super exótico.

"Maionese" de Festa

Uma deliciosa combinação para dias especiais.

Enroladinho de Couve (Crudívoro)

Quem foi que disse que comida crua tem que ser feia, sem graça e sem sabor?

Pepinos Recheados

Mais uma delícia crudívora.

Salada com Hummus de Grão de Bico (Crudívoro)

Uma mistura de sabores exótica excelente para dias de verão.

Wednesday, November 28, 2012

Refogado Crudívoro




Já estou até imaginando o que você tá pensando: "mas se é refogado, como é que pode ser crudívoro?!". Espera que eu já explico, primeiro deixa que eu fale um pouco sobre a couve...

Rica em sais minerais, a couve é um vegetal importantíssimo na medicina doméstica e na arte culinária. É um alimento com grande quantidade de ferro, de cálcio e algo de fósforo, além de conter mais vitamina C do que as encontradas nas frutas cítricas.

Para o bom aproveitmento de suas vitaminas deve ser comida preferencialmente crua, em saladas. Quando cozida perde grande parte dos seus elementos nutritivos e se torna um alimento morto, no conceito vitamínico.

Bom, mas vamos lá... Para fazer um "refogado" crudívoro é preciso fazer algo muuuuuuito simples, o aquecimento mecânico, que nada mais é do que amassar e apertar bem os vegetais com as mãos, com a ajuda de um fiozinho de azeite. Vamos começar? :)

- Ingredientes:

Couve (quantidade a gosto);
Repolho (quantidade a gosto;
1 cebola;
1 pimentão;
2 tomates;
1 pepino descascado e sem sementes;
1/2 xícara de passas;
1/2 xícara da castanha de sua preferência.

- Modo de fazer:

Corte todos os vegetais em fatias suuuuuper finas.
Coloque os vegetais em uma saladeira grande, jogue um fioinho de azeite por cima e comece a amassar e apertar bem com ambas mãos (que você lavou muito bem antes, claro... Hehehe..). Continue este processo por aproximadamente dois minutos (se conseguir mais, melhor) e reserve.

- Ingredientes do molho:

1/2 xícara shoyu (busque uma marca que seja fermentado cru);
Suco de 1 laranja;
2 dentes de alho amassados;
1 colher (café) de gengibre em pó;
1 pitada de pimenta do reino moída;
1 colher (sopa) de agave.

- Modo de fazer:

Misture tudo muito bem em uma vasilha pequena e jogue por cima da salada.
Com as mãos bem lavadas, amasse por mais um minuto e pronto...

Bom apetite! :)

Tuesday, November 27, 2012

Barquinhos de Alface




Alface, couve, folhas grandes em geral são muito boas para comer assim, recheadas. Às vezes gosto de fazer em forma de rolinhos, enroladinhos, e às vezes assim, como barquinhos, aproveitando a curvatura natural da alface, principalmente a americana.

Quanto ao recheio... Bom, o recheio na realidade pode ser o seu preferido, que pode ir desde um creme de amêndoas tão somente, a verduras raladas ou picadinhas, ou ainda assim, raladinhas e misturadas com aquele creme rosè crudívoro que a gente já conhece...

É muito fácil, prática e absurdamente deliciosa... Vamos lá?! :)

- Ingredientes:

Folhas de alface;
1 beterraba ralada;
2 cenouras raladas;
1/2 xícara de passas;
Creme Rosè Crudívoro (receita aqui).

- Modo de fazer:

Misturar bem os ingredientes (menos a alface).
Colocar esta salada no centro das folhas de alface e prontinhooooo... Vamos comer?! :)

Bom apetite! :)

Sunday, November 25, 2012

Fritada de Feijão Branco




Esta fritadinha super simples a gente faz com o feijão que eu já publiquei (ou qualquer outro feijão de sua preferência) e é tão simples de fazer que dá até raiva... Hahahahahahaha...

Fritadas são um coringa na cozinha vegana. Primeiro porque são deliciosas, segundo porque vão bem com tudo, terceiro porque são super práticas e fáceis e quarto porque não requerem muitos ingredientes... Huuuummmm! E ficam uma delicia!

Vamos lá?

- Ingredientes:

2 xícaras do feijão que ficou de ontem (no meu caso o Feijão Branco da receita anterior);
3 dentes de alho;
Sal e pimenta do reino a gosto;
1/2 molho de coentro;
1 xícara de amido de milho;
1 colher (sopa) de azeite de oliva;
Azeite para fritar.

- Modo de fazer:

Coloca no processador (ou no liquidificador, se for potente) o feijão, os alhos, o azeite, o sal e a pimenta do reino.
Processa até que se transforme em uma massa super cremosa e homogênea.
Coloque esta massa em uma vasilha grande, acrescente o coentro picadinho e o amido.
Misture bem com uma colher. A consistência é cremosa, mas não muito dura.
Aqueça um fiozinho de azeite em uma frigideira antiaderente e vá colocando as colheradas do creme.
Tenha cuidado de colocar as colheradas com um pouco de distância de uma para a outra porque a fritada incha um pouco.
Frite em fogo baixo com a frigideira tampada. Dê sempre uma olhadinha e quando estiver coradinha de um lado é hora de dar a volta...
Prontinho! Fácil, não?! E fica tããããão delicioso!!!...

Bom apetite! :)

Feijão Branco com Abóbora e Quiabo




Para publicar a próxima receita eu tenho que publicar esta primeiro, afinal de contas, uma depende da outra. Assim que hoje, domingo, estarei publicando duas receitas quase ao mesmo tempo. Hehehehehe...

Gente, eu li que o feijão branco é um dos melhores para combater a desnutrição e eu não sei vocês, mas para mim é também um dos mais saborosos... :)

Todos os feijões podem ser misturados com verduras, usados em saladas, mas acho que este é um dos mais usados para isto.

Mas vamos à receita...

- Ingredientes:

1 pacotinho de feijão branco deixado de molho desde a noite anterior;
1/2 abóbora picada;
1 pacotinho de quiabo;
1 cebola grande;
3 tomates super maduros;
1 pimentão;
1 colher (sopa) de cominho;
1 colher (sopa) de colorau ou páprica doce;
Sal e pimenta do reino a gosto;
3 folhas de louro;
1/2 xícara de catchup, sem glutamato monossódico;
Coentro a gosto;
Azeite de oliva.

- Modo de fazer:

Deixe o feijão de molho desde a noite anterior.
Cozinhe com água e as 3 folhas de louro.
Quando estiver semi cozido, acrescente a abóbora picada e os quiabos picadinhos.
No liquidificador, bata a cebola, os tomates, o pimentão, o azeite, o coentro, o catchup e os tempeiros em pó e o sal.
Deixe cozinhar até que a abóbora e os quiabos estejam macios.
Prontinho!

Bom apetite! :)

Saturday, November 24, 2012

Glúten e suas complicações


Glúten vira cola no intestino e provoca diversas complicações
Foto de alimentos que contém glúten
O inimigo de quem busca uma vida saudável está no pão, no bolo ou na cerveja. É o Glúten – uma substância encontrada no trigo, no centeio, na aveia e na cevada. Segundo médicos e especialistas, ao chegar no intestino o glúten transforma-se em uma espécie de cola grudando nas paredes intestinais. Com o passar do tempo, provoca saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, dores articulares, alergias cutâneas e depressão.

Muito desses problemas de saúde são em decorrência na mudança de cardápio dos brasileiros que passaram a comer em excesso alimentos ricos em glúten como pães, biscoitos, macarrão e bolos. Hoje até queijos embutidos vem com a substância. A nutróloga Clara do Brandão, do Ministério da Saúde, alerta para a criação de uma soberania alimentar. “Mandioca, milho e arroz no lugar do trigo importado, que faz tanto mal a saúde”, disse.

O corpo responde de diversas maneiras: obesidade, síndrome de resistência à insulina, deficiência de cálcio, alergias, diarréias e doenças auto-imunes. O nutrólogo João Curvo conta que os chineses consideram o excesso de glúten sinal de má higiene interna já que o metabolismo emperra, favorecendo bactérias que gostam de calor e estagnação.

A dieta sem glúten é moda nas academias pois o emagrecimento e a redução de gordura na área abdominal é comprovada. Muita gente está incluindo na alimentação pães de aipim e de milho, macarrão de arroz e cookies de soja. O nutricionista Leonardo Haus está recomendando a dessensibilização ao glúten. Trata de um período de três meses no qual não se pode comer os quatro cereais que contêm o glúten - trigo, centeio, cevada e aveia. “A idéia é uma reeducação alimentar. Você pode comer um pãozinho mas o excesso pode alterar todo o seu metabolismo, baixar a imunidade do organismo e levar doenças. Mas é bom lembrar que nem todo obeso tem essa intolerância alimentar”, explica.

Intestino sem glúten produz serotonina e gera alegria é a afirmação de especialistas da área nutricional. As dificuldades no começo da dieta podem aparecer por isso uma boa dica para ter o sucesso esperado é a ingestão constante de frutas, que além de leves são nutritivas e de baixa caloria. Outro fator importante é procurar no mercado alimentos produzidos com boa qualidade.

Pessoas alérgicas aos efeitos do glúten estão agindo de maneira mais radical e submetendo-se a colonterapia. Um procedimento de lavagem do intestino grosso que faz circular de 40 a 50 litros de água provocando uma limpeza geral. Um dado interessante: os alimentos em geral levam 18 horas da mastigação até a eliminação pelo reto. Alimento com o glúten leva 26 horas. Consumido em excesso vai retendo cada vez mais toxinas no organismo e promovendo a disbiose, que é a alteração da flora normal, com fermentação e retenção de líquidos. Podendo ocorrer uma série de doenças articulares, auto-imunes e depressão. Depois da colonterapia, o intestino volta a produzir o neurotransmissor da alegria – serotonima.

Ainda existem casos que as pessoas tem uma intolerância genética ao glúten, os celíacos. Pesquisas indicam que um em cada 300 brasileiros são portadores da doença. O diagnóstico é difícil pois é uma doença pouco conhecida no Brasil. Se o glúten é estritamente proibido para os celíacos, as pessoas que não sofrem do problema não precisam ser tão radicais. Comer um pãozinho de vez em quando está liberado.
Problemas relacionados ao consumo de glúten 

· Intolerância alimentar: o glúten é uma cola que adere as paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas são intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos.
· Obesidade: Com o metabolismo lento não se processa devidamente os alimentos tendo como conseqüência o acúmulo de gordura abdominal.
· Baixa imunidade: afeta o sistema imunológico favorecendo doenças auto-imunes.
· Intoxicação e enxaqueca: o metabolismo estagnado dificulta a eliminação das toxinas elevando o risco de doenças como dores de cabeça e enxaquecas.
· Açúcar: Como o glúten é aliado do açúcar, seqüestrador do cálcio, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto.

Fonte: Márcia Cezimbra do O GLOBO.

ATENÇÃO: A responsabilidade deste artigo é exclusiva de seu respectivo autor (fonte). 

Friday, November 23, 2012

Pizza sem Glúten, com Mandiopiry




Ahá! Aposto que você se desesperou inúmeras vezes achando que por ser vegano e celíaco você estava condenado a nunca mais comer uma pizza deliciosa! Pois anime-se, amig@, porque hoje eu quero compartilhar aqui uma pizza suuuuuper deliciosa e que é 100% livre de glúten e 100% livre de crueldade.

Mas aí você há de perguntar: "Mas como é possível fazer uma massa de pizza sem trigo?!" tchan-tchan... Com outras farinhas que a substituem tão bem, a exemplo da farinha de amaranto e de arroz (ambas usadas nesta receita)... E aí você me pergunta de novo: "Mas é possível fazer um queijo que tenha a consistência e o sabor semelhantes ao muzzarella?"... Claro que sim, minha gente! Aliás o Mandiopiry fica tão gostoso que dá vontade de comer purinho, todinho... :)

Ok, ok! Mas vamos deixar de tortura e vamos à receita...

- Ingredientes da massa:

1 pacotinho (7 g) de fermento biológico;
1 xícara de água morna (tem que ser morna e não quente);
1 xícara de farinha de amaranto;
1 1/4 xícaras de farinha de arroz integral;
2 colheres (sopa) de linhaça triturada;
1 colher (chá) de sal;
1 colher (chá) de orégano desidratado;
1 colher (chá) de manjericão desidratado;
1 pitadinha de pimenta em flocos;
1 colher (sopa) de agave;
1 colher (chá) de vinagre de maçã.

- Modo de fazer:

Em uma vasilha pequena dissolva o fermento biológico na água morna até que fique esbranquiçado e cremoso.
Em uma vasilha grande combine as farinhas, a linhaça, o sal, o orégano, o manjericão e a pimenta vermelha. Misture bem.
Faça um buraco no meio da mistura de farinhas e adicione o fermento, o agave e o vinagre de maçã. Misture muito bem.
Cubra e reserve enquanto prepara o molho e o "queijo".

- Ingredientes do molho:

1 lata de extrato de tomate, ou catchup sem glutamato monossódico;
1 colher (sopa) de orégano desidratado;
1 colher (sopa) de manjericão desidratado;
1 pitadinha de pimenta em flocos;
1/2 colher (chá) de sal;
2 - 3 alhos amassados.

- Modo de fazer:

 Misture tudo e reserve.

- Ingredientes do Mandiopiry:

1 1/4 xícaras de mandioca (aipim/macaxeira);
1 1/2 xícara de água;
1/2 xícara de azeite de oliva;
1/2 xícara de polvilho doce;
Sal a gosto

- Modo de fazer:

Cozinhe a mandioca. Quando estiver bem macia, bata no liquidificador com a água (de preferência com a água do cozimento), o sal e o azeite.
Como fica espesso, coloque esta mistura em uma panela e acrescente o polvilho aos poucos, mexendo bem para dissolver.
Cozinhe até que engrosse um pouco e está pronto para o uso.

- De volta à massa:

Pré aqueça o forno a uma temperatura média. Coloque a massa em uma forma de pizza untada e leve ao forno até que se note crocante.
Retire do forno (não apague) e comece a montagem da pizza.
Primeira camada de molho. Espalhe bem.
Segunda camada de Mandiopiry. Espalhe bem. Se estiver muito grossinho e não der para espalhar, coloque pequenos bocados por toda a pizza, porque no forno ele volta a derreter.
Terceira camada de cebola refogada (eu refoguei 3 cebolas grandes).
Quarta camada de tomates em rodelas.
Quinta camada de pimentão em rodelas.
Sexta camada de azeitonas picadas.
Sétima camada de champignones.
Polvilhe orégano desidratado por cima e leve ao forno até que o Mandiopiry esteja borbulando bastante e as verduras semi cozidas.
Retire do forno e coma até se empanturrar porque o negócio é bom demais da conta... Hahahahahaba...

Bom apetite! :)

Thursday, November 22, 2012

Talharim de Pepino com Molho Teryiaki




Esta é a mistura de duas receitas que eu já publiquei aqui, o Talharim de Pepino e o Molho Teryiaki... Hehehehehehehe... Só fiz acrescentar um ingrediente muito bom: a maçã... :D

Às vezes eu sou assim, fico totalmente sem inspiração e aí resolvo juntar duas ou três receitas e daí surge outra que acaba sendo tão boa, ou até melhor que as originais... A culinária para mim só tem graça se for assim... :D Não sou muito de convenções e regras, limitações... Gosto sim, de ter liberdade de inventar, recriar, adaptar... Isso sim, é bom demais! ;)

- Ingredientes:

2 pepinos grandes;
1/2 cebola fatiada super fina;
2 maçãs fatiadas finas;
Molho Teryiaki.

- Modo de fazer:

Faça o talharim de pepino de acordo com a receita original daqui.
Junte a cebola e as maçãs.
Misture o Molho Teryiaki e pronto... :D

Bom apetite! :)

Wednesday, November 21, 2012

Banana da Terra Empanada ao Forno




Banana da terra, para quem não sabe, é também conhecida como banana comprida.

A banana é a fruta do bom humor... :D E isto se deve porque ela estimula a serotonina, o hormônio do bem estar... Tá triste?! Coma banana! Tá depre?! Coma banana! :D Bom demais!

Crua, assada, frita, cozida, seca ao sol, é um alimento de primeira grandeza, embora deva ser comida preferencialmente crua.

Nesta receita a banana está empanada (sem ovo, claro!) e ao forno, embora possa ser frita. Optei ao forno unicamente por acreditar ser mais saudável.

- Ingredientes:

Bananas da terra cortadas na diagonal;
Alhos amassados;
Orégano;
Azeite de oliva;
Sal e pimenta do reino a gosto;
Um pouquinho de vinagre de maçã;
Amido de milho para empanar.

- Modo de fazer:

Se observaram, nesta receita eu não coloquei quantidades porque vai do gosto de cada um.
Em uma vasilha grande, coloque as bananas cortadas.
Em uma vasilha pequena, misture os demais ingredientes (menos o amido).
Junte este molho obtido às bananas e misture muito bem, com as mãos.
Deixe repousar por alguns minutos para pegar bem o gosto.
Coloque um pouco de amido em um prato.
Unte uma forma de pizza.
Vá passando as bananas no amido, de uma por uma, tirando, ao máximo, o excesso.
Coloque na forma e leve ao forno médio.
De vez em quando dê uma virada nas bananas para que não se queimem.
Prontinho! :D

Bom apetite! :)

Tuesday, November 20, 2012

Vitamina de Manga com Maçã




Manga e maçã... Duas frutas deliciosíssimas, que juntas só poderiam resultar em uma vitamina pra lá de refrescante, energizante, maravilhosa... Mas que tal saber um pouco mais sobre estas maravilhas da natureza?! :)

A manga é uma fruta tão rica em nutrientes que segundo estudiosos deveria ocupar o primeiro lugar entre as maravilhas que encontramos na natureza. É fonte de vitaminas A, B1, B2, B5 e C, fósforo, cálcio, ferro, hidratos de carbono, proteínas, gorduras e sais minerais.

Combate bronquites, é depurativa do sangue e favorece a diurese.

Já a maçã, por sua vez, é uma fruta alcalina, eficaz em todas as condições de acidose, gota, reumatismo, icterícia, transtornos de fígado e vesícula, problemas nervosos e dermatológicos, ou seja, é um verdadeiro desintoxicante, um milagre da natureza... Hehehehehehe...

E a receita de vitamina destas duas maravilhas não poderia ser mais fácil.

- Ingredientes:

2 mangas;
3 maçãs;
750 ml de água.

- Modo de fazer:

Descasca as frutas. Bate tudo no liquidificador e tomaaaaaaaaa... :D

Bom apetite! :)

Monday, November 19, 2012

Banana com Creme de Chocolate




Uma idéia maravilhosa para o desjejum (eu não costumo chamar de café da manhã, porque afinal,  não tomamos café... Hehehehe). E quem já leu o livro "The 801010 Diet: Balancing your Health, your Weight, and Your Life One Luscious Bite at a Time" (desconheço o título em português) do Dr. Douglas Graham deve conhecer esta receita e que eu tomei a liberdade de adaptar um pouquinho, pois acredito que cada organismo deve buscar o que é melhor para si, principalmente no que se refere a quantidades..

Vamos lá?! :)

- Ingredientes:

3 bananas maduras;
1 colher (sopa) de cacau em pó (ou alfarroba em pó);
1/2 xícara de tâmaras

- Modo de fazer:

Fatie as bananas, reservando 1/2 banana para o creme.
Bata no liquidificador as tâmaras, o cacau (ou alfarroba), a 1/2 banana e um pouquinho de água.
Jogue por cima das bananas fatiadas e huuuuuuuuummmmmm... Maravilha! ;)

Bom apetite! :)

Sunday, November 18, 2012

Salada "Tudo Junto"




Uma salada tipo refeição... Huuuummm!!! Bom demais!

Para quem está se iniciando na dieta crudívora, é bem interessante comer saladas assim, densas em nutrientes (mas nem sempre em calorias), já que isso disfarça a sensação de vazio ou falsa fome que muitas pessoas sentem no princípio da dieta viva.

Eu não tenho conhecimentos nem bases científicas para o que vou afirmar, apenas experiência própria e, exatamente por isso tão diversa dos demais, mas acho que mais importante de que uma dieta densamente calórica, é uma dieta densamente nutritiva, pois quando o corpo está realmente nutrido, não sente falta de calorias. Pelo menos é assim que o meu corpo funciona... :D

Mas... Vamos à receita?

- Ingredientes:

2 cenouras;
1 beterraba;
1 cebola;
3 rabanetes;
3 tomates;
1 pimentão;
1 maçã;
1 pepino;
1/2 xícara de azeitonas verdes;
1/3 xícara de passas.

- Molho:

Suco de 2 laranjas;
Sal e pimenta do reino a gosto;
Pitada de orégano;
1/2 colher (café) de stévia;
Azeite de oliva.

- Modo de fazer:

Corte todos os vegetais em fatias super finas.
Misture os ingredientes do molho.
Misture tudo muito bem e... Prontinho! ;)

Bom apetite! :)

Saturday, November 17, 2012

Refogado de Vagem com Cenoura




Estes refogadinhos tipo "stir fry" são perfeitos, principalmente porque além de deliciosos são super rápidos de fazer. Para que estejam no ponto, não há a necessidade de que estejam bem cozidos. Pelo contrário, o saborzinho especial dos stir fries está justamente no fato de que as verduras ainda estão meio crocantes na hora de servir... Huuummmmm!

A combinação cenoura, vagem, cebola e castanhas é uma das melhores para este tipo de refogado, mas o ingrediente surpresa faz com que seja ainda mais gostoso: o suco de laranja... Querem ver?

- Ingredientes:

3 cenouras em julienne;
200 gr de vagem cortadas somente as pontinhas;
2 cebolas em tiras;
1 xícara de castanha de caju;
1/2 xícara de shoyu;
1 colher (sopa) de agave;
Suco de 2 laranjas;
Azeite de oliva.

- Modo de fazer:

Dar uma breve cozida na cenoura e na vagem, no vapor. Deixe que ainda fiquem crocantes.
Aqueça o azeite, refogue a cebola até que fiquem transparentes.
Junte a cenoura, a vagem, as castanhas, o shoyu, o agave e o suco de laranja.
Deixe refogar por 2 minutinhos com a panela tampada e... Voilà! Prontinho!

Bom apetite! :)

Friday, November 16, 2012

Caçarola de Vegetais




Para mim um dos pratos mais práticos é a caçarola de vegetais. O motivo?! Muito simples! ;) é que nele você joga todos os vegetais que está com vontade de comer, ou os que estão à disposição, na panela, tempera e tá pronto.

As comidas estilo gourmet são lindas, não resta dúvida, mas nem sempre a gente tem tempo para estar trabalhando delicadamente nelas e, no corre corre do dia a dia, a praticidade leva vantagem, mas isso não significa que vale a pena comer qualquer porcaria por aí, muito pelo contrário.

Por isso, vamos lá:

- Ingredientes:

2 cenouras grandes cortadas em rodelas;
2 chuchus grandes cortadinhos;
Grãos de 2 espigas de milho;
Passas;
1 cebola grande picada;
2 tomates bem maduros, picados;
3 batatas grandes cortadinhas;
Azeite de oliva;
Sal e pimenta do reino a gosto;
1 colher (sopa) de estragão desidratado;
1 colher (sopa) de páprica doce;
3 dentes de alho picadinhos;
2 colher (sopa) de molho de tomate (opcional).

- Modo de fazer:

Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva e doure os alhos, as cebolas e os tomates.
Acrescente as verduras picadas, o milho e as passas e deixe refogar por uns 2 minutinhos.
Junte o estragão, a páprica, o sal, a pimenta do reino e o molho de tomate, misture bem e acrescente 2 xícaras de água, tampe a panela e baixe o fogo.
Quando as verduras estiverem macias, está pronto! :)

Bom apetite! :)

Thursday, November 15, 2012

Feijão Fradinho da Norminha




Este quem me ensinou foi minha prima, Norma que por sua vez aprendeu com a mãe, a tia Celcinha e sabe aquela coisa que dizem (e é verdade) que música e cheiro nos fazem viajar no tempo?! Pois é! Descobri que sabor também tem esta capacidade... Eu literalmente viajei no tempo saboreando este feijãozinho e vocês não imaginam o simples que é... Fácil demais! :)

Querem ver só?

- Ingredientes:

250 g de feijão fradinho deixado de molho de véspera;
1 cebola grande picadinha;
1 maço pequeno de coentro picadinho;
Sal a gosto;
3 dentes de alho picadinho;
Azeite de oliva;
2/3 xícara de farinha de mandioca (opcional).

- Modo de fazer:

Cozinhe o feijão em água e sal. Escorra e reserve.
Em uma frigideira grande, ou na mesma panela que cozinhou o feijão, aqueça o azeite e doure a cebola com o alho. Junte o feijão, misture bem e deixe pegar um pouco o gosto dos temperos.
Adicione o coentro, regule o sal, dê uma boa misturada e desligue o fogo.
Pronto! Você já pode comer assim mesmo que já é delicioso, mas se quiser que fique ainda mais gostoso, junte a farinha de mandioca, misture bem e tchan-tchan-tchan-tchan... Um feijãozinho maravilhoso que dá vontade mesmo é de comer a panela todinha... Hehehehehehe...

Bom apetite! :)

Wednesday, November 14, 2012

Rolinhos Primavera com Molho Teriyaki (Crudívoro)




Este é mais um destes rolinhos, ou enroladinhos que me encantam, não somente pelo sabor e praticidade, mas este, em especial, pela aparência... Tão lindinho assim roxinho! :)

Eu fiz com repolho roxo, mas pode ser feito com repolho verdinho, couve, alface.. O negócio é colocar a imaginação pra funcionar e disfrutar do sabor maravilhoso destes rolinhos.

E o molho, gente?! O molho é uma coisa de outro mundo. Esta receita é para molhar os rolinhos no molho e comer, assim com a mão mesmo, mas se você jogar as verduras de sua preferência no prato e este molhinho por cima, vai ficar maravilhado, com certeza! ;) Vai do gosto de cada um!

- Ingredientes (rolinhos)

1 pimentão cortado julienne;
2 cenouras cortadas julienne;
1 maço pequeno de coentro;
1 maço pequeno de manjericão;
10 folhas de repolho roxo (ou da folha de sua preferência).

- Modo de fazer:

Coloque as verduras em julienne, o coentro e o manjericão no centro das folhas de repolho e enrole bem.



- Ingredientes (molho):

1 xícara de shoyu;
1 xícara de xarope de maple, ou agave;
1 colher (sopa) de gengibre ralado;
2 dentes de alho;
1 colher (chá) de azeite de oliva.

- Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que esteja bem misturado.



Bom apetite! :)

Wednesday, November 7, 2012

"Creme Rosè" Crudívoro




Este creme nada mais é do que o creme de abacate com algumas novas nuances e ingredientes que o fazem assim, alaranjadinho e huuuuummmmm... Maravilha!

O bom deste creminho é que vai bem com tudo! Se duvidar eu como até com frutas... Como sim! É que eu aaammoooo comidas agridoces. A mistura de sabores me fascina e me dá margem a muita imaginação na hora da comida.

Aliás é bom saber que o abacate é uma das frutas mais nutritivas que existe, principalmente porque ele é quase todo massa consistente e só não é mais nutritivo do que a banana.

Por conter pouco (ou quase nada) de açúcar e praticamente nada de amido, o abacate é recomendado para diabéticos. E, ao contrário da crença popular, embora seja altamente gorduroso, sua gordura não é prejudicial à saúde, tal como as de origem animal.

Mãos a obra! :)

- Ingredientes:

1 abacate grande;
1 cebola grande;
2 tomates bem maduros e sem sementes;
1 pimentão vermelho;
3 dentes de alho;
Suco de 1 limão grande;
Sal a gosto;
Stévia ou agave a gosto (só pra dar aquele saborzinho agridoce delicioso);
Pimenta do reino a gosto.

- Modo de fazer:

Eita que agora vem a parte mais difícil... Hehehehehehe...
Joga tudo no processador e processa até que se transforme em um creme homogêneo.
Pronto! Agora é só partir para o ataque! Hahahahahahaha..

Bom apetite! :)

Tuesday, November 6, 2012

Vitamina de Mamão com Banana




Esta é a minha preferida das preferidas! :) Sério... Se duvidar eu tomo todos os dias antes de ir aos exercícios. Primeiro porque é gostosa, segundo porque é saudável, terceiro porque me dá uma super carga de energia... :D

Aliás, você sabia que 2 bananas são suficientes para dar energia para até 90 minutos de exercícios extenuantes? Sem contar que, assim na forma de vitamina, pela facilidade de digestão, não pesa nada no estômago e dificilmente alguém vai se sentir mal durante os exercícios. Falando em exercícios, a banana deve ser consumida também após o esforço físico. Por sua alta concentração de potássio, sódio, fósforo e cálcio, é excelente para repor os sais minerais perdidos durante o treinamento físico. E são tantos os benefícios da banana que eu passaria o dia inteiro aqui descrevendo, mas vou fazendo pouco a pouco... Hehehehehehe...

Vamos à receita que esta é dificílima... Hahahahahaha...

- Ingredientes (para 3 copos grandes - super grandes):

6 bananas maduras;
1 mamão papaya ou 1/2 formosa;
1 litro de água.

- Modo de fazer:

Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida.

É ridiculamente simples! Hehehehehehehe...

Bom apetite! :)

Monday, November 5, 2012

Quiabada com PTS miúda




Eu sei que gosto não se discute, que cada um tem o seu e que as diferenças devem ser respeitadas... Mas cá prá nós, eu ainda não consigo entender como é que tem gente que detesta quiabo (risos).

Quiabo é bom demais, gente! :) E além de ser gostoso, é excelente para os intestinos, para casos de pneumonia, bronquite, até mesmo tuberculose... :D Aí eu pergunto: "o que pode ser melhor do que um alimento que, ao mesmo tempo que nos sacia, permite a cura de enferidades?" Pois é! Assim é a natureza... Tudo o que necessitamos em nossas vidas encontramos na natureza e é por isso que quanto mais nos afastamos dela, mais doentes ficamos.

Mas vamos à receita?! :D

- Ingredientes:

500 gr de quiabo;
200 gr de PTS miúda hidratada;
1 cebola grande;
2 tomates bem maduros;
3 dentes de alho;
1 colher (chá) de cominho;
1 colher (chá) de colorau;
1 colher (café) de pimenta do reino;
1 colher (chá) de amido de milho;
Sal a gosto;
2 colheres (sopa) de extrato de tomate;
Azeite de oliva;
1 xícara de água.



- Modo de fazer:

Pique a cebola, o tomate e o alho.
Aqueça o azeite e refogue as verduras até que a cebola comece a ficar transparente e o tomate comece a soltar a cor.
Acrescente os quiabos cortadinhos (o tamanho vai do gosto de cada um) e misture bem. Deixe refogar por mais ou menos 2 minutos.
Junte a PTS miúda e refogue por mais 2 minutos.
Tempere com os condimentos secos e o amido, ajuste o sal e acrescente a água.
Deixe cozinhas por uns 10 minutos e acrescente o extrato de tomate.
Deixe cozinhar até que o quibo esteja macio e... Atacaaaaaaaaaaarrrr!!! :D

Ah! Se você tem problema com a gosminha do quiabo (eu adoro, mas tem gente que não gosta), adicione um pouco de suco de limão no momento da fervura e pronto! ;)

Bom apetite! :)

Translate