Esse é daqueles pratos que a gente pode comer ele sozinho, acompanhadinho de uma saladinha e não precisa de nada mais. É uma torta salgada originalmente feita com farinha de trigo, o que lhe dá uma consistência mais dura, mas minha versão é como o próprio nome já diz, cremosa, por ser feita com outro tipo de farinha sem glúten, neste caso específico usei a fécula de batata, mas pode ser usado o amido de milho, ou a farinha de arroz, ou de quínoa, a que estiver à mão... :)
Acelga... Eu gosto de acelga até pura, sem nada, mas o pessoal da casa ama esta torta, que pode ser feita também com couve, espinafre, ou qualquer outra folha verde que você tenha a sua disposição. Mas falando da acelga especificamente, é uma hortaliça rica em vitaminas A, C e niacina. É antioxidante, ajuda no bom funcionamento do fígado e é amplamente utilizada no tratamento de cálculos biliares e doenças circulatórias.
É uma receita super fácil de fazer. Vamos a ela:
- Ingredientes:
1 maço de acelga pequeno, ou 1/2 maço grande;
1 cebola grande picadinha;
1 pimentão (verde ou vermelho, vai da preferência de cada um) picadinho;
3 colheres (sopa) de semente de chia hidratada em 6 colheres de água (pode ser linhaça triturada);
Sal a gosto;
3 colheres de fécula de batata (ou qualquer outra farinha sem glúten);
1 colher (chá) de açafrão da terra em pó;
1 colher (café) de pimenta do reino;
1 colher (sopa) de orégano;
1 xícara de leite de soja, ou qualquer outro leite vegetal;
Azeite de oliva
- Modo de fazer:
Primeiramente hidrate as sementes de chia, ou linhaça e reserve.
Em uma panela grande coloque a acelga picadinha para dar uma fervura, com 1/4 xícara de água. Escorra, coloque em uma vasilha grande e reserve.
Refogue separadamente a cebola e o pimentão em um fiozinho de azeite e junte à acelga refogada.
No liquidificador, bata o leite de soja, a fécula, o orégano, o sal, o açafrão, a pimenta do reino, um fiozinho de azeite de oliva e as sementes hidratadas, até que fique bem homogêneo. Despeje por cima da mistura de acelga com cebola e pimentão. Mexa bem e coloque em um refratário untado.
Leve ao forno médio, previamente aquecido, por aproximadamente 30 minutos, ou até que esteja grossinho e a acelga começando a dourar.
Pronto! Agora é só servir! :)
Bom apetite!
0 Comentários :
Post a Comment
Seu comentário é muito bem vindo. Adoro compartilhar idéias e você pode me dar algumas, se desejar!
Namastê! __/\__